31/08/2024

Os cinco níveis de relacionamento de Zaqueu com Jesus

Os cinco níveis de relacionamento de Zaqueu com Jesus.

Relacionamento é algo construído aos poucos, ninguém vira melhor amigo de uma pessoa do dia para a noite, conforme nos aproximamos nos tornamos mais íntimos, e se nos afastarmos o distanciamento será também gradativo. 

Zaqueu era cobrador de impostos, um homem sem credibilidade alguma na sociedade, mas havia nele um interesse genuíno por Jesus, e Deus enxergou isso nele.

Leia o texto de Lucas 19.1-10.

1) Ouviu as pessoas falar sobre Jesus.

Como todos em Israel, Zaqueu também ouviu falar do homem que pregava e chamava a atenção de multidões por onde passava, mas diferente de alguns que apenas ouvem falar, Zaqueu queria vê-lo então ousou ter uma iniciativa diferente: subiu numa árvore conhecer Jesus pessoalmente.

2) Procurou conhecer Jesus pessoalmente (v.3).

Ao querer ir além de apenas ouvir falar, Zaqueu resolveu ao menos vê-lo de perto para saber quem era o homem mais falado em todo Israel. Subiu numa árvore para conseguir enxergá-lo, e isso fez Jesus se oferecer para ir em sua casa. Algumas pessoas chegam neste nível, mas não vão adiante, Só ficam olhando Jesus de longe, vão à igreja, aproximam dos seguidores de Jesus, sabem onde Jesus está, mas não fazem nada para desenvolver o conhecimento mais próximo do Salvador.

3) Zaqueu ouviu Jesus falar com ele (v.5).

Ao ver a atitude de Zaqueu e seu interesse em se aproximar, Jesus se oferece para ir em sua casa. Jesus sempre tinha uma palavra para as pessoas que o procuravam, muitas vezes a bíblia nos diz que as pessoas ficavam admiradas ao ouvir o discurso de Jesus. Infelizmente existem pessoas que ficam apenas no ouvir, mas não tomam nenhuma atitude, não vão além. Veja em Hebreus 3.7-19, que não basta ouvir, é necessário abrir o coração para a palavra de Deus.

4) Zaqueu recebeu Jesus em sua casa (v.6).

Muitos negam receber Jesus em sua casa, assim como Zaqueu poderia ter feito, mas nos diz o texto bíblico que "Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria". É maravilhoso poder conhecer Jesus e ter Cristo morando em nosso lar, presente em nossa casa. Este homem recebeu Jesus em seu lar, e foi abençoado por sua presença maravilhosa. Apesar de tratar-se de alguém que não tinha o respeito da sociedade (v.7), Jesus entrou na casa de Zaqueu, pois tinha um plano de restauração para a vida dele.

5) Zaqueu recebeu a transformação do Senhor em sua vida (v.8).

O passo mais importante no conhecimento sobre Jesus é a transformação que Ele traz sobre nós. O mais importante é permitir que Jesus seja mais do que uma visita, é entregar a vida para Jesus, é deixar Jesus morar em nosso coração. Zaqueu foi além de ouvir falar e ver, recebeu em sua vida o milagre do novo nascimento. Declarou com sua própria boca a mudança que aconteceu a partir daquele momento (v.8).

Conclusão: 

Sabemos que muitas pessoas sabem da existência de Jesus, já ouviram falar dele ou até mesmo já participaram de um encontro onde Jesus está presente (Mateus 18.20). Aprendemos hoje que é preciso ir além, é necessário aceitar a transformação que Ele é capaz de realizar em nossa vida. Que o Senhor Jesus declare sobre cada um de nós o que falou sobre Zaqueu: "Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" (v.9,10). Se você deseja entregar sua vida a Jesus, esta é a sua oportunidade, este é o momento.




18/08/2024

Construindo uma família abençoada

Construir uma família é como construir uma casa, uma casa precisa de cimento, areia, ferragem e outros, uma família precisa de ao menos cinco coisas importantes.

Texto base: Mateus 7.24-27

1) Obediência aos princípios da palavra de Deus.

A bíblia precisa ser vista por nós como um manual a ser seguido todos os dias.

2) Fruto do Espírito todos os dias.

Gálatas 5.22, nos mostra o fruto produzido em quem tem o Espírito Santo.

3) Valorizar o diálogo sempre.

A falta de diálogo pode colocar em perigo o bom andamento da família, uma boa comunicação é capaz de clarear tudo.

4) Cuidar da vida financeira e fazer planos.

Não permita que uma vida financeira desastrosa, cause problemas na sua família.

5) Buscar ajuda de quem pode te aconselhar. 

Não fale seus problemas para todo mundo, mas busque apoio em pessoas que servem a Deus e poderão te ajudar.

Conclusão: Construa sua família com uma base sólida sobre a palavra de Deus.

04/08/2024

Estratégias de evangelização dos apóstolos

Você conhece cinco pessoas, que gostaria de vê-la aqui na igreja servindo conosco ao Senhor Jesus? 

Todos nós conhecemos alguém que precisa aceitar a fé e caminhar com Cristo. Desafio você a meditar nestas cinco estratégias, pensando em cinco pessoas que necessitam da salvação em Cristo.

Texto base: 1 Timóteo 2.3,4

1) Pregação pública.

- Pedro no dia do pentecoste (Atos 2)

- Pedro e João pregando no sinédrio (Atos 4)

- Estêvão na sua morte (Atos 7)

2) Testemunho pessoal.

- Filipe e o eunuco (Atos 8.26-40)

- A conversão de Cornélio (Atos 10)

- Saulo pregando para Sérgio Paulo (Atos 13.7-12)

3) Oração por milagres.

- Muitos milagres por meio dos apóstolos (Atos 5.12-16)

- A Cura de Enéias e a ressurreição de Dorcas (Atos 9.32-43)

- Um paralítico curado em Listra (Atos 14.8-18)

4) A Igreja nas casas.

- Outra estratégia eficiente, era pregar o evangelho de casa em casa (Atos 2.46; 5.42; 12.12; 20.20).

5) Implantação de igrejas locais.

- Igreja em Antioquia (Atos 11.19-26)

- A igreja de Antioquia enviou a Paulo e Barnabé para outras cidades (Atos 13.1-3)

- Cidades onde igrejas foram implantadas: Igreja em Filipos (Atos 16:13-15); Igreja em Tessalônica (Atos 17:1-4); Igreja em Corinto (Atos 18:1-11).

Conclusão:

Somos uma igreja atuante na evangelização, por isso nos preocupamos em seguir o modelo da igreja primitiva ganhando vidas para Cristo.

Pr Julio Teodorico.

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...