28/01/2025

Tiago 1.12-27 - Provação e Tentação, a bondade, a prática e a verdadeira religião.

ESTUDO DA CARTA DE TIAGO - PARTE 2.

Este é o segundo estudo da carta de Tiago, a carta da prática cristã. É bom lembrar, que este apóstolo é conhecido como um pregador mais direto e firme em suas palavras. Estude este artigo, lendo os textos bíblicos propostos.

Provação e Tentação - Leia Tiago 1.12-15.

Existe uma clara diferença entre provação e tentação, apesar de serem palavras muito parecidas, o significado é muito diferente. Provação, é algo permitido por Deus para testar a nossa fé e nos amadurecer, como o que aconteceu com Abraão que foi sacrificar seu filho, Jó que perdeu tudo que tinha, Daniel que foi para a cova dos leões. Tentação tem sua origem em satanás com a intenção de fazer o homem pecar e afastá-lo de Deus, como ocorreu com Jesus no deserto. Você conhece outros exemplos na bíblia de provação e tentação? 

A verdadeira bondade - Tiago 1.16-18.

Nesse trecho de sua carta, o apóstolo Tiago nos ensina sobre a bondade e imutabilidade de Deus. Onde entendemos que tudo que é bom e perfeito tem origem no "Pai das luzes", pois o homem é pecador e de fato apenas Deus é bom. Apenas Deus é bom (Marcos 10.18) e só ele é imutável (Malaquias 3.6). Você concorda com a afirmação de que o ser humano quando pratica uma bondade, é porque tem algum interesse na maioria das vezes? A verdadeira bondade só pode ter origem em Deus.

Prática na vida cristã - Tiago 1.19-25.

Nestes sete versículos se encontra o resumo da carta de Tiago, durante a sua epístola, ele vai escrever sobre a prática da vida cristã. O apóstolo não está preocupado aqui com temas complexos da cristandade, ele está querendo saber se as pessoas estão obedecendo as escrituras e vivendo a vontade de Deus. 

Ele escreve sobre o cuidado no falar, contra a ira humana, e sobre a palavra de Deus implantada e enxertada em cada um de nós. Logo após compara as escrituras como um espelho, que mostra nossos defeitos e deixa aparente o que precisamos mudar, mas nos alerta que, se apenas ouvirmos a palavra e não colocarmos em prática, seremos como alguém que viu que precisava mudar, mas logo que virou as costas se esqueceu de seus defeitos.

A verdadeira religião - Tiago 1.26,27.

O apóstolo, preocupado com o fato de existirem pessoas religiosas que não praticam as escrituras, afirma: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã". A questão que se impõe é: existem pessoas meramente religiosas em nosso meio? 

Logo após essa dura palavra, Tiago ensina que a verdadeira religião, tem dois aspectos fundamentais: amparar pessoas necessitadas e não se contaminar com as coisas deste mundo. Amar o próximo como a si mesmo, e não ficar amar o mundo, também são temas mencionados por outros apóstolos (1 João 2.15-17; 1 João 4.7,8).




15/01/2025

A CARTA DE TIAGO - Autor, Provação e a Sabedoria

ESTUDO DA CARTA DE TIAGO - PARTE 1. 

Tiago 1.1-11

Vamos estudar nas próximas semanas a carta de Tiago. Essa epístola é reconhecida por seu tom prático e pela ênfase em uma fé ativa, demonstrada por mais atitudes e não apenas teórica. 

Introdução - Leia Tiago 1.1

Essa carta foi escrita por Tiago. Esse Tiago era irmão de Jesus (Gálatas 1.19, Mateus 13.55), filho de Maria e José, mas apresenta-se não como irmão, o que poderia dar a ele uma credibilidade diferenciada, mas de forma humilde coloca-se na condição de servo do Senhor. 

Jesus sempre ensinou seus discípulos sobre a humildade, e vemos aqui, a humildade na prática. A primeira lição dessa carta: precisamos nos colocar sempre na condição de servos. 

Alegria na provação - Leia Tiago 1.2-4.

- O apóstolo fala sobre ter alegria em passar por provação. Você acha isso possível? Leia Atos 5.41 e entenda o sentimento dos apóstolos de Jesus. 

- Quando superamos a provação, é produzida esperança em nós e isso gera amadurecimento espiritual para que sejamos "perfeitos e íntegros" diz o texto. Significando que as lutas que vencemos nos tornam melhores. 

Baseados neste princípio, podemos afirmar que Deus permite desafios para a nosso crescimento espiritual? A resposta é sim. 

Como obter a sabedoria - Leia Tiago 1.5-8.

Neste tópico nos é ensinado sobre sabedoria e fé, que são uma dupla indispensável para o cristão. 

- Deus dá sabedoria liberalmente aos que desejam e pedem. Sabedoria é aquela bênção que Deus deseja dar a todos, mas infelizmente nem todos buscam. Você sabia que sabedoria é a coisa principal? Leia Provérbios 4.5-8. Você observa as pessoas à sua volta se preocupando em ser sábias? Ou sabedoria é algo irrelevante para as pessoas? 

- Segundo o apóstolo Tiago, devemos pedir sabedoria com fé, sem duvidar. Uma pessoa sem fé, é alguém sem firmeza, indecisa e levada de um lado para o outro. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). 

As circunstâncias terrenas são transitórias - Leia Tiago 1.9-11. 

Aprendemos com a palavra de Deus que tudo nessa vida é passageiro, tanto a luta quando a vitória. Se hoje lutamos, amanhã venceremos, e se vencemos hoje, amanhã novos desafios teremos de enfrentar. Não devemos nos apegar no que somos, mas na bondade de Deus sobre nós.

Observação: Esta foi a primeira aula da série na carta de Tiago, muito mais vamos aprender em nossos PGAs nas próximas semanas.