28/02/2013

HINO DE CONSELHEIRO LAFAIETE

Moro em Conselheiro Lafaiete há quase dois anos, e estou gostando muito dessa cidade. Mas hoje tive uma surpresa desagradável, descobri que no hino de Lafaiete há uma citação a Maria dizendo que é uma Estrela e a Patrona celeste. 

Não é o fato de não concordar com isso (adoração a Maria) que vim discutir, mas que me recuso a cantar uma letra dessa que não compartilha a minha fé. Aliás, porque consta no hino da cidade uma citação religiosa, visto que a nossa constituição diz que o Estado é laico? Onde está a imparcialidade nas coisas públicas?

No momento que li esta letra imaginei meus filhos cantando na escola no dia do aniversário da cidade esta ridícula declaração católica.

Sei que antigamente a Igreja Católica era absolutamente mandante em nossa sociedade, os padres eram mais respeitados que muitos Prefeitos e até mesmo Juízes, mas hoje em dia não faz sentido uma referência dessa natureza num hino que era pra ser cantada a expressão da cidade.

Sugiro a alteração dessa letra, para que se um dia for necessário ser cantado, por exemplo, na minha igreja, em homenagem ao aniversário da cidade, possamos fazer sem o menor constrangimento.

Creio em Jesus como meu Salvador e que Ele é o ÚNICO que pode nos levar até Deus (João 14.6). Sobre Maria, sabemos que ela foi uma mulher cujo exemplo deve ser seguido por todos, exemplo de castidade, humildade, e submissão à vontade de Deus, sua obediência a fez respeitada em todo o mundo, mas isso não significa que ela seja "uma estrela patrona celeste", como afirma a letra deste hino. Ser exemplo é uma coisa

Sei que ninguém é obrigado a concordar comigo, mas também preciso ter minha confissão de fé respeitada. Deixo aqui minha opinião.

Pastor Julio Teodorico


Confira na íntegra a letra do Hino de Conselheiro Lafaiete:
Letra: Monsenhor Sebastião Moreira
Música: José Calixto Tolentino

Entre as Minas de Ouro Refulge
Manganês de seu solo mineiro
Das jazidas extensas, profundas,
Vão tirando o metal pioneiro.

Carijós, centenária cidade,
Foste Vila Real de Queluz,
Hoje tens expressão, Lafaiete
Ao futuro tua glória conduz...

Progressista cidade de hoje,
Há cem anos te ergueste altaneira,
Relembrando o valente Galvão,
Na feliz epopéia mineira.

Canta hoje a bravura dos filhos,
Destemidos valentes soldados,
Em Montese tua glória levaste,
Nas saudades dos dias passados.
Uma estrela resvala no céu,
É Maria, a patrona celeste,
Quanta glória te foi concedida,
Quanta fé nos destinos nos destes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...