20/04/2017

A Igreja de Cristo

A igreja começou logo após a morte de Jesus, mais precisamente no dia de pentecostes (At 2). Igreja não significa somente denominações como Assembléia de Deus, Universal, Presbiteriana, Deus é amor, dentre outras, mas também um grupo de pessoas que servem a Deus e tem a Jesus Cristo como o seu Salvador.

Literalmente a palavra igreja significa “chamados para fora”, vem do grego ekklêsia; os verdadeiros cristãos são convocados a vir para fora das coisas do pecado, e ir para a plena comunhão com Deus.
A primeira vez que Jesus falou sobre a igreja foi em Mateus 16.18, dizendo que a colocaria sobre uma pedra – que é ele próprio – (I Pe 2.4-6). Afirmando assim, Jesus diz que a igreja tem uma base sólida, uma rocha que não se abala, ou seja, a igreja de Cristo é inabalável.

Já se perguntou alguma vez o porquê de existirem tantas igrejas evangélicas? É porque nesta terra Deus entregou a administração das coisas ao ser humano, e por este ser cheio de defeitos e diferenças é que o mesmo cria também “diferentes meios” de adorar e reverenciar a Deus.

Como então escolher a igreja certa? O primeiro a dizer é que não existe neste mundo a igreja que é a perfeita para se congregar, isso só existirá no céu, mas você pode decidir por alguma igreja com o método de exclusão; 1º se esta igreja tem ensinamentos errados sobre quem é Jesus, deve ser descartada, pois é inadmissível errar sobre a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo; 2º se porventura a igreja não busca o conhecimento da palavra de Deus, então não serve; 3º se o foco da denominação é dinheiro, saúde, e tudo vêm antes da salvação que há em Cristo.

IGREJA COMO ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Duas são as maneiras de falarmos do que é igreja, igreja como organismo, e como organização. Veremos aqui a diferença entre estes termos.

1- Organismo.
Organismo fala de igreja viva, com qualidades de um ser vivo, é a igreja que vai morar com Cristo no céu, a noiva do cordeiro, a que foi comprada pelo sangue de Jesus, e está predestinada ao céu. A igreja como organismo é invisível (não se sabe corretamente quem são seus membros), interdenominacional (não está presa a rótulos), Jesus é o único líder e cabeça, possui vida orgânica, é universal.

2- Organização.
Igreja como organização são as denominações evangélicas. Começaram a existir desde o início, quando os apóstolos fundavam nas cidades as igrejas como em Roma, Tessalônica, Colossos, Corinto; desde então existe um local, um templo onde os cristãos se reúnem para falar e adorar seu criador. Como organização, é visível, denominacional, possui vários líderes, é local.

SUA PRINCIPAL FUNÇÃO

A finalidade da igreja é anunciar Cristo a outras pessoas, pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15), a vontade de Deus é que todos se salvem (I Tm 2.4), e para isso precisa que a igreja anuncie o evangelho.

A IGREJA É A NOIVA DE JESUS

A bíblia faz várias vezes esta comparação:
-O próprio Jesus (Mt 25.1-13);
-O apóstolo Paulo (Ef 5.25-27,32);
-O profeta Isaías (Is 54.6, 61.10, 62.5);
A nossa esperança é de um dia casarmos com o nosso noivo.

A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO

O apóstolo Paulo faz esta comparação dizendo que todos nós temos uma função a exercer para Deus, assim como o braço, o pé, a orelha, e que devemos viver em harmonia uns com os outros assim como os membros do corpo vivem (I Co 12.12-27). Você já pensou se o corpo fosse todo desorganizado! Já pensou se o olho não quisesse ir aonde o pé fosse, a mão não quisesse pegar o que a boca quisesse comer, seria uma desordem. Assim também é no corpo de Cristo, na igreja cada um tem sua função a desempenhar, a fim de que possamos nos direcionar no mesmo objetivo, ir para o céu.

A IGREJA COMO FAMÍLIA

Agora em Cristo somos irmãos uns dos outros, fazemos parte da família de Jesus (Lc 8.19-21). Muitíssimas vezes a bíblia fala de irmãos em Cristo (At 9.17,30; 11.29; 15.3; Rm 14.10; II Co 8.18; e muito mais), devemos então nos considerar como tais, somos uma só família.

OUTRAS COMPARAÇÕES

 - Casa (Mt 7.24-27). A rocha aqui significa a palavra de Deus, neste texto vemos a importância de se aprender e praticar aquilo que ouvimos na bíblia.
- Edifício (I Co 3.9-11,16,17).
- Plantação (I Co 3.6-9).
- Varas da videira (Jo 15.1-6).

IGREJA COMO INSTITUIÇÃO

Hoje existe uma divisão feita pelo homem, mas diante de Deus existe apenas uma igreja, que são aqueles lavados e remidos por Cristo Jesus, e faz a sua vontade, aos quais Ele vem para buscar um dia para morar no céu (Tt 3.14, Ef 5.27). Estas divisões existem devido a questões doutrinárias, regionais, opiniões divergentes, dentre outras, porém você não deve se preocupar com isto, antes servir a Jesus de todo o coração.

POR QUE VOCÊ DEVE FAZER PARTE DE UMA IGREJA?

Por pelo menos quatro motivos:
1) freqüentar a igreja era uma prática desde o inicio do evangelho (At 2.46; 3.1,8,9);
2) é na igreja que você pode aprender mais de Deus, através da pregação, estudo bíblico, escola dominical;
3) a adoração a Deus na igreja, é, com certeza melhor do que a individual (Sl 122.1);
4) também é na igreja que somos estimulados ao amor e às boas obras (Hb 10.24,25)

Veja nos textos abaixo o amor do salmista pela casa de Deus:

Salmos 27.4: “Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.”
Salmos 84.10: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.”

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...