28/09/2025

O profeta Elias e seu desejo de morrer

Elias foi um dos maiores profetas, e segundo a palavra de Deus, homem sujeito às mesmas paixões que nós (Tiago 5.17). Inclusive podemos atestar isso, no capítulo 19 no 1º livros dos Reis.

1) Elias foi ameaçado e ficou com medo (1 Reis 19.1-3).

Após o confronto com os profetas de Baal, Elias fugiu com medo de Jezabel. Venceu 850 homens na oração, mas ficou com medo de uma rainha perversa. O medo e insegurança pode nos abater mesmo após uma grande vitória. E mesmo em fuga, o Senhor continuou cuidando dele, mostrando que não o havia abandonado.

2) O profeta de Deus desejou a morte (1 Reis 19.4).

A vontade de morrer abateu-se sobre Elias, um dos maiores profetas do Senhor, com quem Deus falava claramente, teve sintomas de tristeza profunda. Mas enquanto ele desejava a morte o Senhor estava providenciando um anjo para o alimentar (1 Reis 19.5-7). Diante de cansaço extremo e desejo de desistir, o Deus de Elias estava garantindo sua força.

3) Depois de ter sido alimentado pelo anjo, Elias se escondeu em uma caverna (1 Reis 19.8,9).

Dá pra imaginar este grande profeta ainda magoado e com medo da situação? Enquanto temos uma visão de coragem em Davi, Sansão, e outros, de Elias temos o relato de um homem Escondeu-se na caverna, sentindo-se sozinho e abandonado (1Rs 19:10b). O sentimento de perseguição é uma sensação que pode causar medo e angústia extremos.

4. Deus deu uma missão à Elias, não estava na hora de parar (1 Reis 19.15-18).

O profeta sentia que seu ministério havia acabado (v.14), mas Deus ainda tinha muita coisa para o profeta fazer, para mostrar que ele ainda seria muito usado pelo Senhor. Elias ainda precisava treinar outro para ficar em seu lugar (1 Reis 19.19-21), Eliseu foi enviado por Deus para estar ao lado do profeta e continuar anos depois seu legado. NÃO ESTÁ NA HORA DE PARAR!

Apesar da aflição, perseguição, medo, sensação de abandono, Deus ainda está contigo e precisa de você em sua obra. Elias superou e você vai superar também, SIGA EM FRENTE!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?