29/04/2018

O atleta e a vida cristã

Pastor Julio Teodorico

A bíblia usa de muitas comparações, parábolas, alegorias, dentre outras coisas para ensinar sobre a vida espiritual. Em 1 Coríntios 9.24-27, o apóstolo Paulo faz várias comparações entre a vida de um atleta e a vida cristã.

Veja aqui algumas comparações:

1) A primeira comparação feita pelo apóstolo é uma diferença clara, no esporte, apenas quem chega em primeiro lugar ganha o prêmio principal, mas na caminhada cristã o importante é chegar. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?" (v. 24).

2) A segunda comparação é a necessidade de correr para alcançar a vitória final. "Correi de tal maneira que o alcanceis" (v. 24).

3) "Todo atleta em tudo se domina" (v. 25), neste momento Paulo está falando da disciplina necessária para uma boa performance no esporte, assim como na vida cristã é preciso domínio próprio para vencer as obras da carne.

4) O apóstolo compara ainda o valor da recompensa. O atleta esportivo corre atrás de uma medalha que pode se deteriorar, ser roubada, esquecida, perder o valor, etc, mas a recompensa do cristão vai durar toda eternidade. "aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (v. 25).

5) "Assim corro também eu, não sem meta" (v. 26). A meta do atleta o faz ser disciplinado, treinar, ter uma alimentação adequada, ter uma meta é importante em qualquer área da vida, o cristão também precisa visualizar todos os dias o seu objetivo que é a salvação. A meta do crente é agradar o seu Senhor.

6) Todo esportista sabe quem é seu adversário, e geralmente investe-se muito tempo estudando as táticas do inimigo. O apóstolo fala também deste assunto: "assim luto, não como desferindo golpes no ar" (v. 26). Entendemos que precisamos conhecer as táticas de satanás para não lugar de qualquer maneira, mas usando as armas que Deus nos deu a disposição.

7) "esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão" (v. 27). Paulo sabia que se não "escravizasse" seu corpo em Cristo não conseguiria vencer, assim como o atleta que dedica a maioria de ser tempo com sacrifícios físicos para alcançar resultados desejados. Da mesma maneira que quem não se dedica por inteiro não alcança o objetivo no esporte, na vida cristã quem não vive completamente pra Deus é desqualificado "para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" (v. 27).

Viva uma vida de maneira que você possa alcançar o resultado maior da vida cristã que é a salvação. Deus te abençoe.

Abaixo as imagens usados no slide no culto deste domingo.







11/04/2018

Jesus na minha casa

Resultado de imagem para jesus na casa de ZaqueuVamos ver hoje a história de um homem que recebeu Jesus em sua casa. Por ser cobrador de impostos e rico, era considerado pela sociedade um pecador, quando soube que o Senhor Jesus estava passando na sua cidade, quis encontrar-se com o mestre, não poderia perder aquela oportunidade. Que esta mensagem encontre lugar em nossos corações.

OBJETIVO DE HOJE: Entender a importância de receber Jesus em nosso Lar.

LUCAS 19.1-10.

1) VEMOS A INICIATIVA DE ALGUÉM PARA ENCONTRAR-SE COM JESUS.

“Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, procurava ver quem era Jesus” (V.1). Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus, porém, ouvir falar não é o mesmo que conhecer. Muitas pessoas sabem da existência de um grande Deus, mas infelizmente não sabem nada sobre ele e seus ensinos. Por isso a atitude de Zaqueu foi tão importante.

2) NÃO SE IMPORTOU COM AS DIFICULDADES, ANTES LUTOU PARA SUPERÁ-LA.

“mas não podia [ver Jesus], por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu nua figueira brava a fim de ver Jesus, porque ele havia de passar por ali” (v. 3 e 4). A pequena estatura de Zaqueu, não foi motivo para que ele desistisse de encontrar com Jesus. Aprendemos aqui, que quando alguém está realmente disposto não olha para as dificuldades, mas vai atrás do seu objetivo.

3) JESUS RECONHECEU O INTERESSE DE ZAQUEU E QUIS IR EM SUA CASA.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: — Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa” (V. 5). Ao perceber a iniciativa do publicano, Jesus se ofereceu para ir em sua casa, assim como ele deseja fazer com todos, ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

4) ZAQUEU RECEBEU JESUS COM ALEGRIA.

“Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria” (V. 6). Assim como você está fazendo hoje, Zaqueu também recebeu Jesus no seu lar. O fato deste homem ter recebido Jesus com alegria nos mostra que ele não apenas recebeu-o na sua casa física, mas também na casa espiritual. Zaqueu deu a melhor recepção possível para Jesus, recebeu-o no seu coração.

5) ZAQUEU ERA SEMPRE JULGADO PELAS PESSOAS.

“Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Jesus tinha se hospedado com um homem pecador.” (v. 7). Observe que as pessoas achavam que Zaqueu não era digno de receber a visita de Jesus. Infelizmente muitos são os que estão prontos a julgar achando que são melhores do que os outros. Mas o Senhor não olha a condição para entrar em nosso lar.

6) O ENCONTRO COM JESUS PODE NOS FAZER PESSOAS MELHORES.

“Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais.” (v. 8). Percebemos que o encontro com Jesus provocou em Zaqueu uma transformação de vida, ele passou a agir diferente e ter atitude que demonstrava seu encontro com o mestre.

7) JESUS FALA QUAL A SUA PRINCIPAL MISSÃO.

“Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (v. 10). Poucas pessoas sabem, de fato, o que Jesus veio fazer aqui neste mundo. Nesta célebre frase ele mesmo explicou, que diante de tantas coisas que as pessoas pensam, ele veio para o que é mais importante: buscar e salvar o perdido.

CONCLUSÃO:

Zaqueu não se importou com as críticas que recebeu e com o que as pessoas pensavam a seu respeito. Tomou a iniciativa de chegar perto de Jesus e de fazer um compromisso com ele. Podemos perceber o quanto muda a vida e o lar de quem recebe Jesus em sua casa, a transformação na família e na vida de Zaqueu ficou clara para toda a sociedade.

Oração final – Oremos para o Senhor Jesus esteja habitando em nossa casa todos os dias não sendo apenas uma visita, mas que de fato ele venha fazer morada em nossos corações. Se você deseja que Cristo viva no seu lar e faça tudo diferente, repita esta oração de maneira sincera:
“Senhor Deus, quero que a partir de hoje, estejas morando no meu lar e tomando conta da minha vida, transforme minha casa, direcione os meus passos. Recebo hoje o Senhor Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. Que a partir deste momento o Espírito Santo passe a morar no meu coração. Faço esta oração em nome de Jesus. Amém!

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...