29/04/2018

O atleta e a vida cristã

Pastor Julio Teodorico

A bíblia usa de muitas comparações, parábolas, alegorias, dentre outras coisas para ensinar sobre a vida espiritual. Em 1 Coríntios 9.24-27, o apóstolo Paulo faz várias comparações entre a vida de um atleta e a vida cristã.

Veja aqui algumas comparações:

1) A primeira comparação feita pelo apóstolo é uma diferença clara, no esporte, apenas quem chega em primeiro lugar ganha o prêmio principal, mas na caminhada cristã o importante é chegar. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?" (v. 24).

2) A segunda comparação é a necessidade de correr para alcançar a vitória final. "Correi de tal maneira que o alcanceis" (v. 24).

3) "Todo atleta em tudo se domina" (v. 25), neste momento Paulo está falando da disciplina necessária para uma boa performance no esporte, assim como na vida cristã é preciso domínio próprio para vencer as obras da carne.

4) O apóstolo compara ainda o valor da recompensa. O atleta esportivo corre atrás de uma medalha que pode se deteriorar, ser roubada, esquecida, perder o valor, etc, mas a recompensa do cristão vai durar toda eternidade. "aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (v. 25).

5) "Assim corro também eu, não sem meta" (v. 26). A meta do atleta o faz ser disciplinado, treinar, ter uma alimentação adequada, ter uma meta é importante em qualquer área da vida, o cristão também precisa visualizar todos os dias o seu objetivo que é a salvação. A meta do crente é agradar o seu Senhor.

6) Todo esportista sabe quem é seu adversário, e geralmente investe-se muito tempo estudando as táticas do inimigo. O apóstolo fala também deste assunto: "assim luto, não como desferindo golpes no ar" (v. 26). Entendemos que precisamos conhecer as táticas de satanás para não lugar de qualquer maneira, mas usando as armas que Deus nos deu a disposição.

7) "esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão" (v. 27). Paulo sabia que se não "escravizasse" seu corpo em Cristo não conseguiria vencer, assim como o atleta que dedica a maioria de ser tempo com sacrifícios físicos para alcançar resultados desejados. Da mesma maneira que quem não se dedica por inteiro não alcança o objetivo no esporte, na vida cristã quem não vive completamente pra Deus é desqualificado "para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" (v. 27).

Viva uma vida de maneira que você possa alcançar o resultado maior da vida cristã que é a salvação. Deus te abençoe.

Abaixo as imagens usados no slide no culto deste domingo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...