21/01/2024

Oração nas cartas apostólicas

O que temos a aprender sobre oração nas cartas escritas pelos apóstolos? Os homens que nos deixaram palavras inspiradas pelo Espírito Santo, nos ensinam sobre esta importante prática na vida cristã, a oração.

O apóstolo Paulo fala sobre oração em todas as suas cartas

Aos Romanos:

"¹² regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes" (Romanos 12.12)

"³⁰ Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor" (Romanos 15.30)

Aos Efésios:

"¹⁸ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6.18)

Aos Filipenses:

"⁹ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção" (Filipenses 1.9)

Aos Colossenses:

"² Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. ³ Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; ⁴ para que eu o manifeste, como devo fazer. ⁵ Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. ⁶ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4.2-6)

Aos Tessalonicenses:

"¹⁷ Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17)

Apóstolo Tiago:

"¹³ Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. ¹⁴ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. ¹⁵ E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. ¹⁶ Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5.13-16)

Seja humilde para que sua oração seja atendida:

"⁹ Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: ¹⁰ Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. ¹¹ O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; ¹² jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. ¹³ O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! ¹⁴ Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." (Lucas 18.9-14)

Aprenda a relacionar-se com a família para que sua oração seja atendida:

"⁷ Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações." (1 Pedro 3.7)


Pr Julio Teodorico
Esboço da mensagem pregada em 21/01/23





14/01/2024

A Oração que Jesus nos ensinou

"De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11.1).

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8.26).

Jesus nos ensinou a oração do "Pai Nosso", não para que usemos palavras repetitivas, a intenção do nosso salvador, foi nos deixar uma oração modelo, para que oremos de maneira correta.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes e fundamentais para qualquer oração (Mateus 6.9-13). 

1) "Pai nosso, que estás nos céus"

Neste momento, Jesus nos ensina a ter um relacionamento de Pai e filho, com Deus. Uma proximidade verdadeira é o que devemos buscar no Senhor. Ele é um Deus que deseja ser íntimo como pai, e não alguém distante como um ser inacessível. 

2) "santificado seja o teu nome"

Adorar a Deus e reconhecer a sua grandeza faz parte da oração, e por mais que devemos enxergá-lo como pai, não podemos esquecer que Ele é o Senhor do universo e deve ser adorado por nós. 

"Santo" é uma expressão de adoração usada pelos Serafins que estão diante de Deus: 

"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6.2,3)

3) "venha o teu reino"

Precisamos orar desejando sempre em primeiro lugar as coisas de Deus, inclusive Jesus falou sobre isso em Mateus 6.33 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

4) "faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu"

Esta é a parte mais difícil de aceitar na oração de Jesus, algumas vezes não oramos segundo a vontade de Deus, e pra isso precisamos nos tornar parecidos com Ele afim de que oremos para ser atendidos.

"E esta é a confiança que temos para com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5.14).

5) "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje"

É o clássico pedido para o sustento diário que devemos fazer. Lembre-se de que Deus é pai, e você pode contar com Ele em suas orações.

6) "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores"

Não podemos deixar de orar pedindo a Deus por misericórdia e perdão dos pecados. Podemos contar com as misericórdias do Senhor a partir do momento que reconhecemos que pecamos e necessitamos de sua graça. A bíblia nos ensina: 

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28.13).

7) "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal"

O mestre nos ensinou a pedir por livramento. Muitas vezes não conseguimos evitar a tentação, mas precisamos orar para não cair nela.

2) "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém."

Neste fechamento, Jesus encerra novamente adorando a Deus. Nunca se esqueça de concluir sua oração adorando ao Senhor.

Saber orar é importante para que possamos nos conectar com o nosso Deus.








07/01/2024

Aprendendo a orar segundo a vontade de Deus

Você já se perguntou porque Deus não atende algumas orações?

De fato, o Senhor não atenderá toda nossa petição: 

1) O apóstolo Paulo é exemplo disso, quando pediu para que seu espinho na carne fosse tirado, o que não aconteceu (2 Coríntios 12.7-9).

2) Deus não consentiu com a vontade de Davi, quando não permitiu que este construísse o templo: "E me disse: Teu filho Salomão é quem edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai." (1 Crônicas 28.6)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus:

O apóstolo João escreveu:

"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. ‭"
(1João‬ ‭5:14‭-‬15‬)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes (Mateus 6.9-13).

1) Pai nosso, que estás nos céus, 
2) santificado seja o teu nome;
3) venha o teu reino; 
4) faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
5) o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
6) perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
7) e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal;
2) pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

1) Peça à Deus Sabedoria.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1.5)

a) Todos precisamos da sabedoria para lhe-dar com os desafios da vida.
b) A sabedoria nos faz aprender com erros, pra não errarmos sempre, mas quem não tem sabedoria, continua caindo nas mesmas atitudes.

2) Peça à Deus o sustento diário.

"⁷ Duas coisas te peço;
  não mas negues, antes que eu morra:
⁸ afasta de mim a falsidade e a mentira;
  não me dês nem a pobreza nem a riqueza;
  dá-me o pão que me for necessário;
⁹ para não suceder que, estando eu farto, te negue
  e diga: Quem é o Senhor?
  Ou que, empobrecido, venha a furtar
  e profane o nome de Deus."

(Provérbios 30.7-9)

a) Por que essa oração? Pois alguns de nós não conseguimos viver acima ou abaixo daqui que temos por hábito.
b) Ou farão o descrito pelo autor deste provérbio, ou serão arrogantes, presunçosos, soberbos, 
c) Da mesma forma que o Senhor não nos quer mendigando, Ele também não deseja a nossa queda na avareza.

3) Peça à Deus o Fruto do Espírito.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5.22,23).

Todo cristão autêntico produz o fruto do Espírito, e orar neste sentido, significa dizer à Deus que desejamos ainda mais ser parecidos com Ele. Com certeza isso será de acordo com a sua vontade.

4) Peça à Deus um espírito quebrantado. 

"¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro
  e renova dentro de mim um espírito inabalável.
¹¹ Não me repulses da tua presença,
  nem me retires o teu Santo Espírito.
¹² Restitui-me a alegria da tua salvação
  e sustenta-me com um espírito voluntário."

(Salmos 51.10-12)

Ore como Davi, que sabia reconhecer suas fragilidades, e entendia quão Deus era misericordioso. A bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6)




 

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...