22/09/2024

Seguir a Cristo é renúncia

Texto base Lucas 9.23-27: 

"23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? 26 Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. 27 Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus."

Quatro pontos a se destacar no versículo 23:

1º Se quiser, 2º Negue-se, 3º Tome a cruz, 4º Siga-me.

1) Se quiser

Todos temos a responsabilidade de dizer sim ou não para o chamado de Deus para a salvação (Hb 3.7-8). Jesus não está a procura de seguidores, a mensagem é pregada e se alguém quiser, que venha.

2) Negue-se

Não sobre Deus fazer a minha vontade, eu tenho que fazer a vontade dEle. A vontade de Deus é boa agradável e perfeita. Pedro negou a Jesus por três vezes, mas depois que foi cheio do Espírito e viveu a vida pra Cristo.

3) Tome a cruz

Cruz no traz a ideia de sacrifício, tomar a Cruz tem o sentido, por tanto, de superação das dificuldades no servir a Cristo. A cruz de Cristo era tão pesada que alguém teve que ajudá-lo (Lucas 23.26). A bíblia nos garante que não seremos provados além do que podemos aguentar (1 Coríntios 10.13).

4) Siga-me

Seguir a Cristo é acompanhar os passos dEle (Lucas 9.57-32).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...