22/12/2024

Celebrando o nascimento de Jesus

Nessa mensagem, veremos que várias pessoas de diversas camadas da sociedade, se alegraram com o nascimento do Senhor Jesus e creram nEle.

Texto base: Lucas 2.1-20 e Mateus 2.1-12.

1) Pessoas humildes receberam a notícia e celebraram o nascimento do salvador, como os pastores de Belém (Lucas 2:8-20).

Mateus 11.4-5: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho."

2) O mundo espiritual festejou a salvação de Deus vindo ao mundo (Lucas 2:13-14).

Os anjos de Deus foram criados para louvor e glória dEle. Hebreus 1.6: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem."

Salmo 148.2: "Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos."

3) Pessoas religiosas tementes a Deus como Simeão e Ana também celebraram o seu nascimento (Lucas 2:25-38), representando que os religiosos também o receberiam.

Vemos em João capítulo 3 Nicodemos indo até Jesus para aprender com Ele, e em João 7.50-52, defendendo-o em um determinado momento: "Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? Responderam eles: Dar-se-á o caso de que também tu és da Galileia? Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta."

Atos 6.7: "E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé."

4) Os magos vindo do oriente vieram adorar o menino Jesus (Mateus 2.1-12). Representando os gentios que viriam a reconhecer a salvação por meio de Jesus.

Isaías 42.6: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça; tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo e para luz dos gentios."

Isaías 49.6: "Também te darei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra."

5) Até o universo moveu-se quando Jesus nasceu, uma estrela guiou os magos do oriente. (Mateus 2.9)

Salmo 148:3 diz: "Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes."

Isaías 40:26: "Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nenhuma só vem a faltar."




07/12/2024

Cuidando de nossos sentimento

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2.5.)

1) O que são sentimentos? O ser humano é um ser totalmente emocional.

Sentimentos são respostas internas que refletem o que experimentamos no coração e na alma diante das situações da vida. Eles foram criados por Deus como parte de nossa humanidade e revelam nossa conexão com o mundo ao nosso redor, com as outras pessoas e com o próprio Deus. A Bíblia nos mostra que Jesus também experimentou sentimentos, como compaixão (Mateus 9.36), tristeza (João 11.35) e alegria (Lucas 10.21). Embora sejamos seres emocionais, somos chamados a não sermos governados pelos sentimentos, mas a submetê-los à orientação do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23).

2) Nem todas as pessoas têm os mesmos sentimentos e sensações no mesmo ambiente.

Cada ser humano é único, criado à imagem de Deus (Gênesis 1.27), com experiências, temperamentos e percepções diferentes. Isso significa que, no mesmo ambiente, uma pessoa pode sentir alegria enquanto outra pode sentir desconforto ou tristeza. Por isso, a Bíblia nos chama a compreender e sentir o que o outro sente: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Romanos 12.15). 

3) Respeitar os sentimentos e sensações das outras pessoas.

Como cristãos, somos chamados a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Respeitar os sentimentos dos outros faz parte desse amor. Não cabe a nós julgar ou menosprezar o que alguém sente, mas oferecer apoio e palavras que edifiquem (Efésios 4.29). Respeitar sentimentos é abrir espaço para que o amor e a graça de Deus estejam sempre presentes por meio de nós.

4) Existem sensações e sentimentos que precisamos trabalhar.

Nem todos os sentimentos são saudáveis ou conduzem à vontade de Deus. Por exemplo, a ira descontrolada, a inveja e o desânimo podem nos afastar do propósito divino. A Bíblia nos exorta a não sermos dominados por esses sentimentos: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4.26). Devemos buscar no Senhor a cura e o equilíbrio, permitindo que Ele transforme nosso interior: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12.2). O Espírito Santo é nosso ajudador nesse processo.

5) Não podemos ser frios demais nem uma montanha-russa de sentimentos aleatórios.

Deus nos chama ao equilíbrio. Ser frios demais pode nos tornar insensíveis às necessidades dos outros e à obra do Espírito em nossa vida. Por outro lado, ser guiados por sentimentos instáveis pode levar à confusão e à falta de firmeza espiritual. A Bíblia nos ensina a ser moderados: “Sejam moderados em tudo; o Senhor está próximo” (Filipenses 4.5). Devemos viver com coração sensível, mas mente renovada, lembrando que a paz de Deus deve governar nossos corações (Colossenses 3.15).

6) Biblicamente falando, é possível controlar o que sentimos?

A resposta à essa pergunta se encontra nas palavras de Jesus e dos apóstolos, quando estes no ordenam:

Efésios 4.26 "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" 

Filipenses 4.5: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor."

Colossenses 3.15: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos."

Pelos textos apresentados acima, entendemos que não somente podemos, mas devemos controlar nossos sentimentos.

7) Mas e a ansiedade? Será possível então controlar a ansiedade?

Primeiramente, o que é ansiedade?

Segundo um dicionário "ansiedade é um estado de perturbação psicológica causado pela percepção de um perigo ou pela iminência de um acontecimento desagradável ou que se receia"

O que a bíblia fala sobre ansiedade.

Filipenses 4.6-7: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."

1 Pedro 5.7: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês."

Mateus 6.34: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal."

Salmos 55.22: "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair."

Uma pergunta: Será que é possível afirmar que Jesus sofreu algum grau de ansiedade durante a crucificação?

Alguns acreditam que ocorreu com Jesus um fenômeno chamado hematidrose 

Quando uma pessoa enfrenta uma situação de pânico extremo ou angústia intensa, o sistema nervoso simpático (responsável pela reação de "luta ou fuga") é ativado de maneira exagerada. Os vasos sanguíneos próximos às glândulas sudoríparas podem sofrer ruptura devido ao estresse excessivo. Quando isso acontece, o sangue se mistura com o suor e é liberado pelos poros.

Se Cristo passou por momentos como este, significa que Ele sabe que o sofremos e vai nos ajudar em nossas angústias.