10/08/2025

Filhos são herança do Senhor

Texto base: Salmos 127.

Este é um salmo com promessa de muitas bênçãos para os que servem ao Senhor, principalmente no que diz respeito aos filhos.

Filhos são bênção de Deus, mas vivemos uma geração que nem sempre vê dessa forma, pois não teme ao Senhor como diz o Salmo 127.

Gideão teve 70 filhos (Juízes 8:30-31).

Roboão foi o homem que teve mais filhos, foram 88 no total (2 Crônicas 11.21).

O valor da paternidade:

Em Gênesis 1.28, logo no início da Bíblia, Deus dá a ordem para que o homem e a mulher se multipliquem. Isso mostra que a procriação faz parte do plano original de Deus para a humanidade.

O salmo 128.3,4 descreve a felicidade de um homem que teme ao Senhor. A bênção de ter uma família próspera é um dos frutos dessa fé.

O texto de Provérbios 17.6 ressalta o valor dos filhos e netos na família, mostrando que eles são motivo de alegria e orgulho para os pais.

Alguns pais não deram bons exemplos:

- O rei Davi (1 Reis 1.6).

- O sacerdote Eli (1 Samuel 2:12-17, 27-36).

Pais que Educaram na Presença de Deus:

Joiada não era pai biológico de um rei, mas assumiu um papel paterno crucial. Ele protegeu Joás, um bebê herdeiro, da perseguição e o escondeu por seis anos no templo. Quando Joás completou sete anos, Joiada o proclamou rei e o educou nos caminhos de Deus. Enquanto Joiada viveu, Joás "fez o que era reto aos olhos do Senhor" (2 Reis 11:1-3) . Este exemplo mostra que a paternidade, em seu sentido mais amplo, pode ser sobre proteção e, acima de tudo, sobre a transmissão de valores e da fé, mesmo em circunstâncias extremas. Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor, enquanto Joiada o dirigia (2 Reis 12.2).

Oremos por cada pai, para que o Senhor dê graça para cumprirem a responsabilidade de educar seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?