28/02/2013

HINO DE CONSELHEIRO LAFAIETE

Moro em Conselheiro Lafaiete há quase dois anos, e estou gostando muito dessa cidade. Mas hoje tive uma surpresa desagradável, descobri que no hino de Lafaiete há uma citação a Maria dizendo que é uma Estrela e a Patrona celeste. 

Não é o fato de não concordar com isso (adoração a Maria) que vim discutir, mas que me recuso a cantar uma letra dessa que não compartilha a minha fé. Aliás, porque consta no hino da cidade uma citação religiosa, visto que a nossa constituição diz que o Estado é laico? Onde está a imparcialidade nas coisas públicas?

No momento que li esta letra imaginei meus filhos cantando na escola no dia do aniversário da cidade esta ridícula declaração católica.

Sei que antigamente a Igreja Católica era absolutamente mandante em nossa sociedade, os padres eram mais respeitados que muitos Prefeitos e até mesmo Juízes, mas hoje em dia não faz sentido uma referência dessa natureza num hino que era pra ser cantada a expressão da cidade.

Sugiro a alteração dessa letra, para que se um dia for necessário ser cantado, por exemplo, na minha igreja, em homenagem ao aniversário da cidade, possamos fazer sem o menor constrangimento.

Creio em Jesus como meu Salvador e que Ele é o ÚNICO que pode nos levar até Deus (João 14.6). Sobre Maria, sabemos que ela foi uma mulher cujo exemplo deve ser seguido por todos, exemplo de castidade, humildade, e submissão à vontade de Deus, sua obediência a fez respeitada em todo o mundo, mas isso não significa que ela seja "uma estrela patrona celeste", como afirma a letra deste hino. Ser exemplo é uma coisa

Sei que ninguém é obrigado a concordar comigo, mas também preciso ter minha confissão de fé respeitada. Deixo aqui minha opinião.

Pastor Julio Teodorico


Confira na íntegra a letra do Hino de Conselheiro Lafaiete:
Letra: Monsenhor Sebastião Moreira
Música: José Calixto Tolentino

Entre as Minas de Ouro Refulge
Manganês de seu solo mineiro
Das jazidas extensas, profundas,
Vão tirando o metal pioneiro.

Carijós, centenária cidade,
Foste Vila Real de Queluz,
Hoje tens expressão, Lafaiete
Ao futuro tua glória conduz...

Progressista cidade de hoje,
Há cem anos te ergueste altaneira,
Relembrando o valente Galvão,
Na feliz epopéia mineira.

Canta hoje a bravura dos filhos,
Destemidos valentes soldados,
Em Montese tua glória levaste,
Nas saudades dos dias passados.
Uma estrela resvala no céu,
É Maria, a patrona celeste,
Quanta glória te foi concedida,
Quanta fé nos destinos nos destes.



25/02/2013

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS


A recomendação bíblica é: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15). A palavra de Paulo a Timóteo é para todos os cristãos de hoje, devemos “manejar bem”, ou seja, ter intimidade com a bíblia, saber dos assuntos, localizá-los.
O cristão tem que saber defender a sua fé (I Pe 3.15), argumentar sobre aquilo que acredita, principalmente diante das seitas, e você que está aprendendo agora deve demonstrar este interesse desde já. É importante para o cristão ler a bíblia tanto quanto é para um médico estudar a medicina, e continuar se aperfeiçoando. A bíblia é a nossa regra de fé e prática, é, portanto, fundamental para nós sabermos toda a palavra de Deus.

É INSPIRADA PELO ESPÍRITO SANTO

Nenhum homem escreveu a bíblia por vontade própria, mas o Espírito Santo é que inspirou segundo a sua vontade (II Pe 1.21). Devido a isso é que cremos que a palavra de Deus é imutável (ou seja, não muda independente das circunstâncias), inerrante (não há erro algum na palavra de Deus), e infalível (não há falhas em seus relatos).

SANTIFICA

Quanto mais próximo é o crente da palavra de Deus, mais ele foge dos erros, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119.11), e o Pai o santifica. Jesus em sua oração ao Pai, pediu: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17), significando que quanto mais perto dos ensinamentos de Cristo, mais também somos santificados.

PRODUZ MUDANÇA

Conforme a pessoa tem conhecimento sobre a palavra de Deus, e sabe quais são as verdades, busca praticá-la, pois dá prazer cumprir a vontade do Senhor “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Sl 40.8),  a vida do rei Josias foi totalmente mudada após seu encontro com o livro da lei. Leia esta história em II Crônicas 34.18-21, 30-33.
Todo aquele que dá crédito à palavra de Deus tem sua vida mudada.

NINGUÉM PODERÁ DESCULPAR-SE POR NUNCA TÊ-LA OUVIDO

Veja em Deuteronômio 30.11-14, como Deus advertiu ao povo em buscar o conhecimento de sua palavra, vemos neste texto que ninguém poderá desculpar-se por nunca ter ouvido falar da palavra de Deus. Todos hoje sabem como adquirir um exemplar da bíblia, ninguém chegará ao juízo final inocente.

DEVE SER LIDA DIARIAMENTE

O salmista expressando sobre seu amor pela palavra de Deus, disse que meditava nela todos os dias (Sl 119.97), o próprio Deus ordenou isso a Josué (Js 1.8). Devemos encarar isso como um grande privilégio, pois na época da lei, era lida ao povo apenas de sete em sete anos (Dt 31.10,11), não havia produções em grande escala da bíblia, e somente os escribas sabiam ler.
Se lermos a bíblia de maneira metódica e regular, esta pode ser lida toda, em apenas um ano. Faça o seguinte: tire todos os dias um período de apenas vinte minutos para lê-la de maneira tranqüila como se faz no púlpito de uma igreja, verás que em um ano você terá lido toda bíblia e adquirido conhecimentos fantásticos na palavra de Deus.

A DIVISÃO DA BÍBLIA

A Bíblia esta dividida em Antigo e Novo Testamento e assim subdividida:

A – Antigo Testamento:

1.    O Pentateuco (os cinco primeiros livros, escritos por Moisés, Gênesis à Deuteronômio);
2.    Livros Históricos (Josué à Ester);
3.    Livros Poéticos (Jó à Cantares de Salomão);
4.    Os Profetas Maiores (Isaías à Daniel);
5.    Os Profetas Menores (Oséias à Malaquias);

B – Novo Testamento:

1.    Os evangelhos (Mateus à João);
2.    Livro Histórico (Atos dos Apóstolos);
3.    Epístolas de Paulo (Romanos à Filemos);
4.    Epístolas Universais (Hebreus à Judas);
5.    Profecia (o livro do Apocalipse).



Trecho do livro "Fundamentos para a Salvação" de Julio Teodorico

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...