09/04/2016

O Coração do Homem

Saiba como proteger seu coração segundo a Palavra de Deus.

Vamos trabalhar nesta lição o coração do homem como a sede dos sentidos, sentimento, vontade. O coração como o que direciona os relacionamentos e intenções cotidianas.

1. O Conselho mais sábio do Homem mais sábio que já existiu, foi para que guardar o coração: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4.23)

2. O desejo de Deus é que o seu povo seja dirigido segundo a sua vontade, e para isso ele prometeu que daria líderes segundo o seu coração. “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência.” (Jeremias 3.15)

3. Davi, homem segundo o Coração de Deus: “Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.” (I Samuel 13.14)

4. Deus prometeu mudar o coração do povo para que este o servisse, e seguisse um mesmo caminho. “E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos, depois deles.” (Jeremias 32.38,39)

5. A verdadeira conversão é aquela que começa do coração. Alguns mudam suas atitudes do exterior, mas por dentro são corrompidas. “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus” (Joel 2.12,13)

 6. Já ouviu algum conselho dizendo: siga o seu coração"? Saiba que este não é o conselho de Deus, pois a bíblia nos alerta para o engano que há no interior do homem. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17.9,10)

Lembre-se sempre de guardar os desejos do seu coração e de entregar todos os seus sentimentos ao Senhor. Cuidado com as intenções do seu coração, ele pode está te conduzindo para caminhos errados, guie-se segundo os planos de Deus, e não pelo que está dentro do seu coração.

Deus te guarde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...