08/07/2016

A Oração que Jesus nos ensinou (Parte 2)



Santificado seja o Teu nome.

“Santificado seja o Teu nome”, é uma das afirmações mais corretas que alguém pode fazer em referência à Deus. Santificação é um dos atributos de Deus. Por muitas vezes pessoas morreram por chegar na presença de Deus sem a santificação, pois Santificação era algo exigido na lei de Moisés aos sacerdotes, e a todos os que serviam na casa do Senhor (Levíticos 21.8), para Deus agir de maneira sobrenatural também era necessário se santificar (Josué 3.5), e ainda hoje, continua sendo requerido dos cristãos (1 Tessalonicenses 4.13), sem viver uma vida santa ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).

Pessoas morreram por não considerarem a Santidade de Deus, chegando à Ele sem a menor reverência (Nadabe e Abiú - Levítico 10.1,2; Uzá - I Crônicas 13.10; Ananias e Safira - Atos 5.1-11), Ele mesmo impede de ser achado de nós, para evitar uma fulminação precoce. 

A Santidade de Deus é tão gloriosa no céu, que há anjos, que durante todo o tempo não cessam de dizer: santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos (Isaías 6.3, Apocalipse 4.8). Só Deus é santo em sua própria natureza, aos homens cabe buscarem esta Santificação. Quando Jesus manda-nos citar em nossa oração “santificado seja o Teu nome”, está dizendo que devemos reconhecer que Ele é Santo, e ao mesmo tempo que devemos ser também (I Pedro 1.15,16), visto que nos fizemos seus filhos (I Pedro 1.17).

Venha a nós o Teu reino.

A vinda do reino de Deus era anunciada por João Batista, antecessor do Senhor Jesus. Quando pregava o arrependimento a mensagem de João era: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3.2). Quando Jesus começou a pregar anunciava a chegada deste reino (Mateus 4.17) e ensinava como as pessoas poderiam fazer parte dele. Tudo o que o Senhor fazia e dizia era em referência à este reino, só no Sermão da Montanha, por exemplo, este reino é citado 9 vezes.

A vinda de Jesus à este mundo, trouxe o reino de Deus para ser vivido pelos homens, mas apesar disso nem todos tem o privilégio de desfrutarem deste reino, porém, todo aquele que tem aceitado Jesus como seu salvador, passa a ter o direito de usufruir do prazer de viver nele.

Orar “venha a nós o Teu reino”, é suplicar direitos e privilégios que este reino é capaz de dar ao homem ainda aqui nesta terra, mas infelizmente as pessoas, e até muitos crentes, são incapazes de entender que viver o reino de Deus aqui, é o que o fará feliz. “Venha a nós o Teu reino”, significa que o que se aproxima de Deus em oração, precisa entender que seu maior desejo precisa ser o de viver este reino, mas alguém só vai compreender isso, se de fato ele souber sobre este reino. A oração que agrada à Deus, precisar ter na sua essência um desejo verdadeiro pelo reino de Deus.

Seja feita a Tua vontade.

Um dos pontos mais difíceis de se repetir na oração que Jesus nos ensinou é este, pois geralmente não nos conformamos em que nossa vontade não seja realizada, e pedir à Deus que seja feita a vontade dEle, quase sempre significa abrir mão da nossa. Para que alguém diga de coração em sua oração “seja feita a Tua vontade”, é preciso que entenda que a vontade de Deus sempre será a melhor, apesar que esta, em alguns momentos não seja compreendida por nós.

O apóstolo Paulo entendia que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2), então não tinha a menor dificuldade de aceitar vivê-la. Algumas vezes não temos nossas orações respondidas, pois não estamos na vontade de Deus (I João 5.14).

Nesta parte da oração Jesus está referindo-se a coisas celestiais, a nossa vida espiritual, só depois de falar do reino de Deus e sua vontade é que ele vai mencionar “o pão nosso de cada dia”, mostrando que antes de tudo, devemos nos preocupar com nossa vida com Deus e em como agradar à Ele. A vontade de Deus precisa ter o primeiro lugar no viver diário. Aprenda a pedir e desejar de fato que a vontade de Deus seja realizada em você.

Não saber qual a vontade do Senhor é chamado de insensatez “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efésios 5.17). Você está disposto a orar com todo o seu coração: “seja feita a Tua vontade”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...