28/03/2018

Ouvindo a Palavra

Resultado de imagem para pedro e cornélioHoje vamos aprender com o exemplo da vida de um homem chamado Cornélio. Ele era um homem religioso e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus (Atos 2.1,2).

Leitura: ATOS 10.19-27.

1) CORNÉLIO MANDOU CHAMAR O HOMEM DE DEUS NA SUA CASA.
“Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro” (Atos 10.5). Um anjo apareceu para Cornélio durante uma visão, o mandou que este solicitasse a presença do apóstolo Pedro na sua casa, e assim ele o fez, enviando seus servos para outra cidade em busca do homem de Deus.

2) AGUARDANDO A VISITA DO HOMEM DE DEUS.
“No dia imediato, [Pedro] entrou em Cesareia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos” (v. 24). Enquanto aguardava a chegada do apóstolo, Cornélio convidou e reuniu parentes a amigos em sua casa, para que todos também pudessem ter a mesma oportunidade de ouvir falar do evangelho. Tão importante quanto ouvir, é oferecer também a outros esta mesma oportunidade.

3) APESAR DE SER UM HOMEM CARIDOSO CORNÉLIO AINDA NÃO CONHECIA A DEUS.
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem” (v. 25,26). Por isso é que Cornélio precisava ouvir e conhecer a Deus. Ele era bem-intencionado, mas ter boa intenção não é suficiente, é preciso servir a Deus da maneira correta. O fato dele prostrar-se diante de Pedro, mostra que ele realmente precisava conhecer mais sobre a Palavra.

4) DISPOSTOS A OUVIR TUDO.
“Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor” (v. 33). Como você pode observar, Cornélio estava disposto a ouvir e aprender tudo aquilo que fosse ensinado pelo apóstolo. Uma das coisas que mais influenciam em nosso aprendizado é estar a prontidão em ouvir os mandamentos de Deus.

5) DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.
“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (v. 34,35). Todo aquele que teme ao Senhor e busca conhece-lo, é facilmente aceito por ele, pois Deus não faz diferença entre as pessoas.

6) CORNÉLIO E SUA FAMÍLIA RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO.
“Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (v. 44). Cornélio, seus amigos e sua família receberam o Espírito Santo, que é aquele que ajuda o cristão em sua caminhada diária. Ele é a companhia de todos que recebem a Jesus como seu salvador.

7) TODOS FORAM BATIZADOS.
“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias” (v. 48). O próximo passo de quem crê e confessa Jesus é o batismo, e assim fizeram todos que estavam ali, cumprindo o mandamento do Senhor: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

CONCLUSÃO:
Aprendemos que Cornélio era um homem que tinha muito temor de Deus, porém não o conhecia, mas que quando alguém quer O conhecer faz a sua parte buscando ouvir com o coração aberto a sua Palavra. Não somente Cornélio recebeu a salvação, mas também todos que ele convidou para estar ali presente ouvindo o evangelho.

Oração final – Neste momento façamos uma oração para que Deus derrame o Espírito Santo sobre todos nós, para nos fortalecer na caminhada cristã e que possamos perseverar até o fim. Apresentemos também cada um o seu pedido para que oremos uns pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...