28/09/2025

O profeta Elias e seu desejo de morrer

Elias foi um dos maiores profetas, e segundo a palavra de Deus, homem sujeito às mesmas paixões que nós (Tiago 5.17). Inclusive podemos atestar isso, no capítulo 19 no 1º livros dos Reis.

1) Elias foi ameaçado e ficou com medo (1 Reis 19.1-3).

Após o confronto com os profetas de Baal, Elias fugiu com medo de Jezabel. Venceu 850 homens na oração, mas ficou com medo de uma rainha perversa. O medo e insegurança pode nos abater mesmo após uma grande vitória. E mesmo em fuga, o Senhor continuou cuidando dele, mostrando que não o havia abandonado.

2) O profeta de Deus desejou a morte (1 Reis 19.4).

A vontade de morrer abateu-se sobre Elias, um dos maiores profetas do Senhor, com quem Deus falava claramente, teve sintomas de tristeza profunda. Mas enquanto ele desejava a morte o Senhor estava providenciando um anjo para o alimentar (1 Reis 19.5-7). Diante de cansaço extremo e desejo de desistir, o Deus de Elias estava garantindo sua força.

3) Depois de ter sido alimentado pelo anjo, Elias se escondeu em uma caverna (1 Reis 19.8,9).

Dá pra imaginar este grande profeta ainda magoado e com medo da situação? Enquanto temos uma visão de coragem em Davi, Sansão, e outros, de Elias temos o relato de um homem Escondeu-se na caverna, sentindo-se sozinho e abandonado (1Rs 19:10b). O sentimento de perseguição é uma sensação que pode causar medo e angústia extremos.

4. Deus deu uma missão à Elias, não estava na hora de parar (1 Reis 19.15-18).

O profeta sentia que seu ministério havia acabado (v.14), mas Deus ainda tinha muita coisa para o profeta fazer, para mostrar que ele ainda seria muito usado pelo Senhor. Elias ainda precisava treinar outro para ficar em seu lugar (1 Reis 19.19-21), Eliseu foi enviado por Deus para estar ao lado do profeta e continuar anos depois seu legado. NÃO ESTÁ NA HORA DE PARAR!

Apesar da aflição, perseguição, medo, sensação de abandono, Deus ainda está contigo e precisa de você em sua obra. Elias superou e você vai superar também, SIGA EM FRENTE!





08/09/2025

O Sofrimento do Messias (Setembro Amarelo)

Neste mês de setembro, teremos uma série de mensagens sobre as dores e sofrimentos humanos, e nada melhor do que lembrar do Senhor Jesus, e entender como nosso mestre passou por cada etapa de sofrimento que lhe estava proposto.


Introdução: Sofrimento para se compadecer de nós

A primeira coisa que precisamos lembrar, é o motivo pelo qual o filho de Deus teve que se expor a tanto sofrimento, e temos a resposta para esse questionamento nas escrituras nos seguintes textos:

Hebreus 2:17-18 – “Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.”

Hebreus 4:15 – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”


1. Sofrimento pela rejeição e desprezo

Este é um sentimento que ninguém deveria sofrer, ser desprezado é, sem dúvida, uma das piores sensações que se pode sentir. Mas Jesus também passou por isso.

Isaías 53:3 – “Foi desprezado e rejeitado pelos homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e dele não fizemos caso.”

João 1:11 – “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”


2. Sofrimento pela traição de amigos

A traição tem sua origem em satanás, e pode gerar no ser humano um sentimento de frustração irreparável. O Mestre também entende o que é sofrer essa dor.

Salmo 41:9 – “Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que comia do meu pão, se levantou contra mim.”

Mateus 26:48-49 – “Ora, o traidor tinha dado a eles um sinal, dizendo: ‘Aquele que eu beijar, esse é; prendam-no.’ E logo, aproximando-se de Jesus, disse: ‘Salve, Mestre!’ E o beijou.”


3. Sofrimento pela solidão

Mateus 26:40 – “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo. E disse a Pedro: — Então, nem uma hora vocês puderam vigiar comigo?

Mateus 26:56 – “Mas tudo isto aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, abandonando Jesus, fugiram.”

Quanta coisa Jesus teve que passar por nós, inclusive ficar sozinho e desamparado. Ainda que este seja seu sentimento, pode acreditar, você não está sozinho, Ele está com você.


4. Sofrimento pela angústia

Uma pessoa deprimida vive constantemente angustiada, Cristo venceu e você também vai superar essa dor. Creia que o Senhor trará alegria em seu coração.

Mateus 26:37-38 – “E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até à morte; fiquem aqui e vigiem comigo.

Lucas 22:44 – “E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.”


5. Sofrimento por zombaria e humilhação

Mateus 27:28-30 – “E, despindo-o, puseram nele um manto vermelho; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na sobre a sua cabeça e, na mão direita, colocaram um caniço. E, ajoelhando-se diante dele, zombavam, dizendo: — Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nele, pegaram o caniço e batiam na sua cabeça.”

Lucas 23:36-37 – “Os soldados também zombavam dele, aproximando-se, trouxeram vinagre e diziam: — Se você é o rei dos judeus, salve a si mesmo!

Chegamos a um ponto que nos leva a pensar se realmente nosso sofrimento é tão grande assim. Claro que cada sabe o que vive, mas apesar de toda dor, aflição e humilhação que possamos viver, todos precisamos concordar que o que Jesus viveu por nós, não se compara ao que passamos diariamente. Se você se sente humilhado e tudo mais que vimos anteriormente, lembre-se que Jesus viveu tudo isso numa intensidade muito maior para que pudesse entender e nos ajudar nesses momentos.


6. Sofrimento físico

Como se não bastasse tanta coisa, Ele ainda teve que sentir em seu próprio corpo as dores do preço de nossa salvação. Nenhuma enfermidade que por ventura nos atinja, jamais vai superar o que Cristo teve que suportar por nós.

Isaías 53:5 – “Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas feridas, fomos sarados.

Mateus 27:26 (NAA) – “Então Pilatos soltou-lhes Barrabás; e, depois de açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.”


7. Sofrimento espiritual

Você já se sentiu abandonado por Deus? Jesus também passou por isso, sofrendo por nossos pecado.

Mateus 27:46 – “Por volta da hora nona, Jesus clamou em alta voz, dizendo: — Eli, Eli, lemá sabactâni? — o que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

2 Coríntios 5:21 – “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”


Mediante tanto sofrimento, conseguimos entender, que mesmo o Senhor não precisando passar por nada disso, aceitou sofrer por nossa causa. E o mesmo que padeceu tantas coisas, sabe o que passamos e consegue nos ajudar em nossas aflições.

06/09/2025

CONSOLADOS PARA CONSOLAR

Texto base: "É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação" (2 Coríntios 1.4).


Estamos no chamado "Setembro Amarelo" numa série de mensagens sobre o ser humano e seus sentimentos, e a mensagem de hoje vai nos fazer pensar em quatro aspectos diferentes sobre o sofrimento humano. 

O Texto base para esta mensagem nos mostra que Deus (1) conhece nossas tribulações, (2) que pode nos consolar, e (3) que espera que consolemos uns aos outros.


1) Deus enxerga seu sofrimento e conhece sua tribulação.

No Salmo 34 vemos um Deus que está olhando para seus servos e vê tudo que passamos aqui. Salmos 34.18 - "O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido."


2) O Consolo de Deus é Real e Pessoal.

Hebreus 4.15 - "Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado". Jesus sofreu as mesmas aflições e lutas que sofremos diariamente, e sabe como nos ajudar (veja mais sobre este assunto neste link).


3) A Experiência da Dor nos Capacita a Consolar Outros.

Este é o ensinamento do apóstolo Paulo no texto inicial dessa mensagem, veja o que ele disse: "para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação" (2 Coríntios 1.4).


4) O Propósito do Consolo é o Serviço e a Missão.

Muitas vezes o Senhor nos permite sofrer para no futuro ajudar alguém na mesma situação.