Texto base: "É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação" (2 Coríntios 1.4).
Estamos no chamado "Setembro Amarelo" numa série de mensagens sobre o ser humano e seus sentimentos, e a mensagem de hoje vai nos fazer pensar em quatro aspectos diferentes sobre o sofrimento humano.
O Texto base para esta mensagem nos mostra que Deus (1) conhece nossas tribulações, (2) que pode nos consolar, e (3) que espera que consolemos uns aos outros.
1) Deus enxerga seu sofrimento e conhece sua tribulação.
No Salmo 34 vemos um Deus que está olhando para seus servos e vê tudo que passamos aqui. Salmos 34.18 - "O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido."
2) O Consolo de Deus é Real e Pessoal.
Hebreus 4.15 - "Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado". Jesus sofreu as mesmas aflições e lutas que sofremos diariamente, e sabe como nos ajudar (veja mais sobre este assunto neste link).
3) A Experiência da Dor nos Capacita a Consolar Outros.
Este é o ensinamento do apóstolo Paulo no texto inicial dessa mensagem, veja o que ele disse: "para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação" (2 Coríntios 1.4).
4) O Propósito do Consolo é o Serviço e a Missão.
Muitas vezes o Senhor nos permite sofrer para no futuro ajudar alguém na mesma situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?