06/12/2016

O homem e sua fragilidade



Resultado de imagem para adão e evaDeus criou o homem do pó da terra sua imagem conforme a sua semelhança. Segundo a bíblia no sexto dia: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.26,27). O homem não está neste mundo por acaso, e como tudo que Deus fez, foi criado com propósitos bem específicos.

O primeiro casal no Jardim do Éden

Deus criou o homem e a mulher e os colocou no jardim do Éden, o melhor e mais perfeito lugar que já existiu nesta terra: “E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento” Gênesis 2.8,9. Era o lugar perfeito, um paraíso. O primeiro casal, Adão e Eva, não enfrentavam problemas como os conhecidos hoje, não haviam doenças, intempéries, tudo funcionava exatamente como Deus criou, era bom. Veja com mais detalhes a criação do homem, da mulher e a perfeição do jardim em Gênesis 2.4-25.

A queda do homem

Diante de toda perfeição que Deus permitiu o homem viver, deu-lhe uma prova de obediência, algo simples: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2.16,17. Mesmo em meio à um mundo perfeito, o primeiro casal preferiu desobedecer a Deus, comendo o fruto. O mesmo tem acontecido hoje, as pessoas preferem dar valor à serpente, e experimentar o proibido. Ver Gênesis 3.1-7.

Desastre na primeira família

O primeiro pecado abriu oportunidade para todos os demais, e o primeiro desastre aconteceu com os filhos de Adão e Eva: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou” Gênesis 4.8. O primeiro homicídio aconteceu na primeira família, num lugar maravilhoso, mostrando que a maldade e o pecado não estão no lugar, mas sim nas pessoas.

Deus restaura a humanidade caída

Deus não desistiu de sua obra-prima. A raça humana caiu em desgraça por seu próprio pecado, mas o Senhor proveu um meio de restaurar o homem perdoando seus erros. “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida” Romanos 5.18. Assim como o pecado de Adão atingiu a todos, a justiça de Cristo pode salvar também a todos. Leia ainda Romanos 5.17-21.

A incapacidade de viver sem Deus

O homem não foi criado para viver sem seu criador, o homem que vive sem Deus está tão frágil quanto uma criança à beira de um precipício sem a presença de um adulto. Mas assim como a criança não se dá conta do perigo, alguns também não conseguem perceber o risco que estão correndo ao viver longe de Deus. Tantas tragédias na sociedade e situações adversas, são devido ao distanciamento de Deus. “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR” Lamentações 3.39,40. Ver também Salmos 39.4.

Viver em Cristo

Já que não podemos viver sem Deus, a melhor coisa é entregar a vida para Jesus e deixar ele viver por nós. “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.19,20.

Conclusão

O ser humano precisa entender que não consegue viver sem Jesus, e que sem este não terá acesso à Salvação. Deus deseja que cada um reconheça que precisa de sua misericórdia, senão, receberá, por suas próprias consequências a condenação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...