28/03/2018

Ouvindo a Palavra

Resultado de imagem para pedro e cornélioHoje vamos aprender com o exemplo da vida de um homem chamado Cornélio. Ele era um homem religioso e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus (Atos 2.1,2).

Leitura: ATOS 10.19-27.

1) CORNÉLIO MANDOU CHAMAR O HOMEM DE DEUS NA SUA CASA.
“Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro” (Atos 10.5). Um anjo apareceu para Cornélio durante uma visão, o mandou que este solicitasse a presença do apóstolo Pedro na sua casa, e assim ele o fez, enviando seus servos para outra cidade em busca do homem de Deus.

2) AGUARDANDO A VISITA DO HOMEM DE DEUS.
“No dia imediato, [Pedro] entrou em Cesareia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos” (v. 24). Enquanto aguardava a chegada do apóstolo, Cornélio convidou e reuniu parentes a amigos em sua casa, para que todos também pudessem ter a mesma oportunidade de ouvir falar do evangelho. Tão importante quanto ouvir, é oferecer também a outros esta mesma oportunidade.

3) APESAR DE SER UM HOMEM CARIDOSO CORNÉLIO AINDA NÃO CONHECIA A DEUS.
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem” (v. 25,26). Por isso é que Cornélio precisava ouvir e conhecer a Deus. Ele era bem-intencionado, mas ter boa intenção não é suficiente, é preciso servir a Deus da maneira correta. O fato dele prostrar-se diante de Pedro, mostra que ele realmente precisava conhecer mais sobre a Palavra.

4) DISPOSTOS A OUVIR TUDO.
“Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor” (v. 33). Como você pode observar, Cornélio estava disposto a ouvir e aprender tudo aquilo que fosse ensinado pelo apóstolo. Uma das coisas que mais influenciam em nosso aprendizado é estar a prontidão em ouvir os mandamentos de Deus.

5) DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.
“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (v. 34,35). Todo aquele que teme ao Senhor e busca conhece-lo, é facilmente aceito por ele, pois Deus não faz diferença entre as pessoas.

6) CORNÉLIO E SUA FAMÍLIA RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO.
“Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (v. 44). Cornélio, seus amigos e sua família receberam o Espírito Santo, que é aquele que ajuda o cristão em sua caminhada diária. Ele é a companhia de todos que recebem a Jesus como seu salvador.

7) TODOS FORAM BATIZADOS.
“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias” (v. 48). O próximo passo de quem crê e confessa Jesus é o batismo, e assim fizeram todos que estavam ali, cumprindo o mandamento do Senhor: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

CONCLUSÃO:
Aprendemos que Cornélio era um homem que tinha muito temor de Deus, porém não o conhecia, mas que quando alguém quer O conhecer faz a sua parte buscando ouvir com o coração aberto a sua Palavra. Não somente Cornélio recebeu a salvação, mas também todos que ele convidou para estar ali presente ouvindo o evangelho.

Oração final – Neste momento façamos uma oração para que Deus derrame o Espírito Santo sobre todos nós, para nos fortalecer na caminhada cristã e que possamos perseverar até o fim. Apresentemos também cada um o seu pedido para que oremos uns pelos outros.

12/03/2018

As bênçãos me alcançarão


Resultado de imagem para as bênçãos me alcançarão
Deuteronômio 28.2 – “Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

·         Deus sempre colocou o “dar a suas bênçãos”, atrelado a condição de abençoar o seu povo.

1 - O Cristão precisa entender que ele não corre atrás de bênçãos, pois se a nossa vida está nas mãos de Deus Ele mesmo cuida.

2 - Jesus disse em Marcos 16.17: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem”.

3 - Jesus ensinou ainda em Mateus 6.33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Eis 3 maneiras diferentes de Deus abençoar.

1º) Existem bênçãos que recebemos de Deus que são 100% milagre.

Ø  Todos os dias para os israelitas recebiam maná de céu (Êxodo 16.35).

Ø  A ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-17).

Ø  A vitória que Deus deu no tempo do Rei Josafá (2 Crônicas 20.17).

2º) Atitudes que cooperam com milagres
Ø  Na vitória de Davi sobre Golias vemos Deus trabalhar com a habilidade do jovem guerreiro, cajado, pedras, alforje e a funda (1 Samuel 17.40).
Em 1 Samuel 17.45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
Ø  A multiplicação dos peixes e pães, partiu de uma pequena quantidade que alguém levou para Jesus. João 6.9: “Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?

Ø  A multiplicação do azeite da viúva, aconteceu a partir de um pouco que ela tinha em casa.
2 Reis 4.2: “Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.”

Ø  Antes da ressurreição de Lázaro tiveram que tirar a pedra (João 11.39)

3º) Algumas bênçãos nos alcançam quando apenas seguimos uma orientação de Deus, sem a necessidade de um milagre.

Ø  O livramento de Noé e sua família não foi um milagre, foi consequência a uma obediência (Gênesis 7.1ss)

Ø  A bênção da semeadura não depende de um milagre, mas de uma boa plantação.

Gálatas 6.6-10:6Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”

Conclusão:

Isaías 64.4:
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.”

08/03/2018

Bolsonaro lança campanha com oração e cita Israel como exemplo para o Brasil

Seu novo partido, o PSL, agora se define como "o único de direita". Fonte: Gospel Prime.


Bolsonaro lança campanha com oração e cita Israel como exemplo
A filiação do deputado Jair Bolsonaro ao PSL no anexo 2 da Câmara dos Deputado na noite deste quarta (7) foi muito concorrida. Na prática, acabou sendo o lançamento de sua plataforma na corrida pela presidência da República.
Mais de 200 pessoas lotaram o espaço, com uma longa fila aguardando do lado de fora. Ao seu lado, diversos parlamentares que estão migrando para a nova sigla com ele. Todos fizeram discursos no mesmo tom, falando em resgatar o Brasil, combater a corrupção e lutar pelos valores da família. O PSL foi apresentado como “o único partido de direita” do país.
O senador Magno Malta (PR/ES) foi um do mais contundentes em sua fala, apontando para Bolsonaro como a única esperança política para o país no momento.
Assim que fez uso do microfone, Bolsonaro pediu a todos que fizessem silêncio pois seria feita uma oração. Convidado a realizar o momento devocional, o senador Malta citou texto registrado no livro de Juízes 9.7-15, conhecida como “a parábola de Jotão”. Destacou que o Brasil viveu seu momento de ser governado pelo espinheiro de onde saía fogo (13 anos de PT), mas que era a hora de uma nova história.
Magno Malta fazendo seu discurso
Em seguida fez uma oração intercessória pelo país, puxando na sequência um “Pai nosso”, sendo acompanhado por todos os presentes.
Ato contínuo, foi cantado o hino nacional antes que o pré-candidato fizesse seu discurso. Ele abriu usando Israel como um modelo a ser seguido. A única democracia no Oriente Médio, cercado de ditaduras por todos os lados, conseguiu se desenvolver mesmo sendo majoritariamente desértico. Com uso de tecnologia e estímulo à educação, para Bolsonaro, Israel é uma das nações com quem o Brasil deveria se aproximar.
Citou sua visita ao Estado judeu, em 2016, contando um pouco do que viu por lá e sobre como um intercâmbio beneficiaria os dois países. Em seguida, apontou os Estados Unidos, sob a administração Trump, e o Japão, país que visitou recentemente, como outros bons modelos.
Ao mesmo tempo, contrastou com as opções de política externa feitas pelo Partido dos Trabalhadores, lembrando que Lula e Dilma apoiaram abertamente e até financiaram os regimes de Maduro na Venezuela e dos irmãos Castro em Cuba.
Muito aplaudido por todos os presentes, o pré-candidato pelo PSL falou sobre seu desejo que o país resgate os valores da família, combata a ideologia de gênero e todas as pautas que foram impostas pela esquerda. Em um momento de expressão patriótica, apanhou uma bandeira do Brasil que estava sobre a mesa e disse que a única maneira de ela ficar vermelha seria com o seu sangue.
O deputado citou várias de suas propostas, garantiu que já possui um plano de governo constituído e pediu que os brasileiros votassem em candidatos com bandeiras conservadoras para que o Brasil possa reverter muitas das leis que prejudicam quem possui “valores”.
Enfatizou que honestidade era a obrigação dos políticos e deixou claro que o brasileiro precisa escolher muito bem em quem irá voltar por que o Brasil precisa de um Congresso e um Senado com forte representação dos conservadores.
Finalizou com seu conhecido slogan: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

05/03/2018

Alegria, esperança, paciência e perseverança


Alguns ensinamentos bíblicos são mais do que simplesmente mandamento, são na verdade conselhos importantíssimos para a nossa vida espiritual e cotidiana. Aos Romanos o apóstolo Paulo escreveu: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração” (Romanos 12:12). Perceba que o versículo fala de quatro coisas básicas: 1) Alegria, 2) Esperança, 3) Paciência e 4) Perseverança.

Resultado de imagem para alegrai-vos na esperança sede pacientes na tribulaçãoAlegrar-se na esperança significa ter uma expectativa maior do que as aflições deste mundo, é ter fé a ponto de não permitir que a tristeza tome conta de seu coração, é olhar mais para a esperança do que para a dificuldade. Esperança é crer que existe uma saída para os momentos difíceis. Devemos lembrar que a maior esperança que Deus nos deixou foi a que um dia seus filhos estarão livres de todo sofrimento deste mundo.

Ser paciente na tribulação é confiar em Deus até que este entre com recurso, sabendo que Ele tem o momento certo de agir. O Salmista escreveu: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40.1). Jó também ficou conhecido como um homem paciente e nos serve de exemplo: “Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tiago 5.11).

Sobre perseverar na oração Jesus contou a parábola da viúva pobre, ensinando que se um homem injusto atendeu uma mulher pela sua insistência, quanto mais o nosso Pai que está nos céus (Lucas 18.1-8).

Alegria, esperança, paciência e perseverança na oração, são quatro sentimentos e atitudes que jamais podem faltar a qualquer pessoa que estiver em momento difícil. Confie no Senhor, pois Ele cuida dos seus filhos!

Pastor Julio Teodorico

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...