15/05/2016

As três origens da Provação

Entendendo o momento difícil para vencer no nome de Jesus

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das mesmas aflições de Cristo,para que também na revelação de sua glória vos regozijeis e alegreis" - 1 Pedro 4.12,13.

A dificuldade pode acontecer por várias razões e em muitas áreas distintas, mas ela sempre terá apenas três origens. Veja aqui, como identificar o motivo de sua luta, pra você obter a vitória necessária.

1º) O resultado de nossas escolhas (SEMEADURA).

Muitas pessoas tem enfrentado problemas difíceis por motivos próprios, pelo fato de ter tomado uma decisão errada e inconveniente.

Tem coisas que acontecem conosco, que poderiam ter sido evitadas, por exemplo:
- Multa por deixar carro estacionado em lugar proibido;
- A doença por falta de cuidado com a saúde;
- Dívida por comprar mais do que pode pagar;
- Problemas de relacionamento por falta de perdão.

Com um pouco mais de cuidado com ações erradas, podemos evitar muitas tribulações. Jesus nos ensinou a vigiar. Vença esta luta, voltando atrás no que for necessário, perdoe e libere o seu coração. E sempre ore pedindo a Deus livramento, você vai superar em Jesus.

2º) Advinda de Satanás (TENTAÇÃO).

Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Ali, ele passou por três provas de fidelidade a Deus. O Apóstolo João ensina que a tentação no mundo tem três fontes, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I João 2.16).

- Foi tentado na concupiscência da carne. Transformar as pedras em pães aqui, sugere que satanás sempre vai quer saciar nossos desejos passageiros. Tome muito cuidado com o que é temporário (Lucas 4.3,4);
- Pela concupiscência dos olhos, foi levado ao pináculo do templo, e foi-lhe oferecido todo o mundo. Aqui o diabo sugeriu ao Salvador, que este deveria se ater ao que ele via com os olhos naturais (Lucas 4.5-8);
- Na soberba da vida. O inimigo tentou trabalhar no orgulho de Jesus, e ele até hoje faz isso com muita gente (Lucas 4.9-13).

A tentação é a prova de que temos livre escolha, pois diante dela temos a capacidade e a opção de dizer sim ou não ao pecado e a Deus. Para vencer esta luta a bíblia nos ensina a resistir ao Diabo, que ele fugirá de nós (Tiago 4.7).

3º) Por estratégia de Deus (PROVAÇÃO).

Deus nos permite passar por momentos difíceis, para que possamos alcançar promessas e nos fazer capacitados. Enquanto você estiver passando numa prova dada por Deus, aproveite cada situação para aprender, pois Deus tem um propósito em tudo.

- Golias foi uma provação dada por Deus à Israel.
- O Gigante foi um presente de Deus para Davi, enquanto que para o Rei Saul, foi motivo de fracasso na nação. Quando Deus te der desafios, encare como uma oportunidade para alcançar a promessa de Deus na sua vida. Todos nós precisamos de um "Golias".
- A cova (fundo do poço) foi uma preparação para José.
- A prisão (solidão) era necessário pra lhe dar experiência.
- A prova foi uma verdadeira bênção para Davi e José.

Deus jamais permitirá provação ou tentação maior que podemos suportar, antes dá o escape para que sejamos vencedores (1 Coríntios 10.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...