14/01/2020

Conhecendo a Bíblia Sagrada - pt1

A BÍBLIA COMO PALAVRA DE DEUS

Cremos na bíblia como o livro sagrado de Deus para o homem, este livro contém as verdades sobre o criador, seu desejo e planos para a humanidade. escrito por homens, mas pela vontade de Deus, inspirados por Ele (2 Pedro 1.21).

A bíblia não é um livro comum, é o livro dos livros. O homem pode escrever muitos livros, Salomão disse que não há limites (Eclesiastes 12.12), mas “O Livro” é a palavra de Deus, e não deve ser substituído por nenhum outro, e antes de ler qualquer outra coisa, leia a palavra de Deus e seja influenciado por ela.

É INSPIRADA PELO ESPÍRITO SANTO

Ninguém escreveu a bíblia por vontade própria, mas homens inspirados pelo Espírito Santo e movidos pela vontade dEle (2 Pedro 1.21, 2 Timóteo 3:16). Cremos que o Espírito de Deus influenciou cada palavra do texto sagrado de maneira que nada pode ser modificado (Apocalipse 22.18,19).

Sendo inspirada por Deus a sua palavra tem características únicas, é inerrante, infalível, imutável. A bíblia é a única revelação escrita de Deus autorizada para instruir o seu povo.

INERRÂNCIA E INFALIBILIDADE

A doutrina da inerrância e da infalibilidade são extremamente importantes para a fé cristã. Cremos pela própria palavra de Deus que o texto bíblico não tem erros teológicos ou doutrinários, nem mesmo de registros históricos ou geográficos. O Senhor Deus cuidou para que seu livro fosse registrado de maneira perfeita e pudesse trazer ao homem a mensagem segundo o seu querer.

A FORMAÇÃO DO CÂNON SAGRADO

A palavra Bíblia vem do grego “biblion” e significa livro, ou rolo, de onde deriva a palavra biblioteca, que é coleção de livros. Hoje nós temos na bíblia 66 livros reconhecidamente aceitos como inspirados por Deus, mas nem sempre foi assim, afinal, quando escreveram, jamais os autores pensavam que estavam formando a bíblia. O reconhecimento veio ao longo do tempo conforme a igreja usava os escritos para se orientar espiritualmente.

A palavra “canon” vem do grego e significa “vara de medir”, a ideia por traz desta palavra é mostrar a medida perfeita, uma aferição incomum. É usada dentro do cristianismo pra falar do sagrado, os católicos, por exemplo, “canonizam santos”. Para nós protestantes, a bíblia é canônica, sagrada, perfeita.

COMO FOI ORGANIZADO O CÂNON

O cânon bíblico foi organizado em duas partes que ficaram conhecidos como Antigo e Novo Testamento. Quando Jesus viveu aqui há dois mil anos, os livros do antigo testamento eram os mesmos reconhecidos hoje por nós. Como sabemos, no antigo testamento temos trinta e nove livros e no novo vinte e sete, mas muitos outros foram escritos e ficaram de fora devido a erros diversos encontrados neles e também por contradições doutrinárias e teológicas com o todo.

A maioria dos estudiosos aceitam que a organização do cânon do antigo testamento foi liderada pelo sacerdote Esdras depois do retorno do exílio na Babilônia por volta do ano 432 a.C.

O novo testamento foi aceito como é hoje no século IV. Após intensos debates sobre o assunto, os Concílios de Hipona (393) ao norte da África e o de Cartago (397), ratificaram o cânon apresentado por Atanásio numa carta do ano 367 d.C., e proibiram o uso de outros livros pelas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...