10/01/2020

Doutrina Sistemática

DOUTRINA SISTEMÁTICA

É o resultado de uma soma de textos que falam de um determinado assunto, como por exemplo a doutrina da salvação. Quando olhamos todos os capítulos e versículos que falam sobre este tema, chegamos a conclusão de qual é o conceito de Deus revelado na bíblia sagrada.

Precisamos também partir do princípio que a bíblia interpreta a si mesma, ou seja, antes de interpretar um versículo é preciso avaliar o que outros textos falam do mesmo assunto, valendo sempre em primeiro lugar a literalidade da palavra de Deus.

A DOUTRINA DE CRISTO

Como seguidores de Jesus, seguimos prioritariamente o padrão deixado por ele nas escrituras, que nos deixou ensinos importantíssimos para serem praticados em nossa vida diária, como o amor, o perdão, a misericórdia, dentre outros comportamentos que demonstram o caráter de Deus, isso também é doutrina.

Cristo falou ainda sobre coisas que iriam acontecer, como a igreja, a perseguição aos cristãos, profetizou sobre o final dos tempos, etc. Algumas vezes falava de maneira direta e outras vezes por meio de parábolas.
As pessoas ficavam admiradas com a sua doutrina (Mateus 22.33; Marcos 1.22, 11.18; Lucas 4.32).

AS DOUTRINAS DA IGREJA

As Doutrinas da Igreja ou para a Igreja, podem ser divididas em dois seguimentos: 1) Doutrinas para a Vida Cristã prática (Oração, Amor, perseverança na fé, santificação, dentre outras) e 2) Doutrinas da Teologia Sistemática (Escatologia, Hamartiologia, Angelologia). Faço essa distinção, pois aprender sobre a doutrina da humanidade e divindade de Cristo (Cristologia), é tão importante quanto entender e viver conceitos fundamentais da vida e comportamento cristãos.

O QUE NÃO É UMA DOUTRINA

Não podemos confundir usos e costumes com doutrina bíblia, costume é local e a doutrina é para todos, costumes são temporais, doutrinas são eternas, costumes passam, a doutrina permanece (Colossenses 2.8,16-23). Os costumes poder ser vistos também como hábitos praticados por um determinado período de tempo e lugar, os quais nem sempre servirão como prática para todos os tempos em todos os lugares.

Dentro da própria bíblia podemos ver alguns costumes locais, que foram recomendados pelos apóstolos (Romanos 16.16; 1 Coríntios 11.4-6,16; 16.20; 2 Coríntios 13.12; 1 Tessalonicenses 5.26; 1 Pedro 5.14), mas que valeram apenas para a igreja naquele lugar naquele momento.

Como saber se a bíblia está se referindo à uma doutrina ou não? Devemos valorizar o que chamo de “lei da recorrência”, quanto mais vezes a bíblia fala sobre um determinado assunto, tanto mais importante ele é para a vida cristã. Exemplos: quantas vezes a bíblia fala de amor? Quantas vezes fala sobre a perseverança na fé? A repetição destes temas, mostram o quanto são importantes.

O QUE É HERESIA

Sempre houve no meio da igreja o falso ensino, doutrinas não provenientes da palavra de Deus, isso acontece desde os tempos antigos, não é, portanto, uma exclusividade dos tempos modernos. Os apóstolos da igreja primitiva combatiam firmemente as heresias que tentavam se infiltrar na igreja do Senhor (2 Pedro 2.1).

Chamamos de heresia, todo tipo de ensinamento que vai na contramão dos princípios fundamentais da palavra de Deus.
Nossa postura precisa ser radical diante de interpretações equivocadas da palavra de Deus, as falsas doutrinas não podem ser toleradas. A bíblia nos recomenda o afastamento desse tipo de ensino. Deve ser abandonada e ignorada, deixada de lado (Romanos 16.17; Tito 3.10; 2 João 1.9,10).

SEITAS RELIGIOSAS

O conceito de seita é muito relativo, pois para todos, uma seita é um segmento religioso que contradiz aquilo que se crê. São as várias tendências religiosas. Para nós, as testemunhas de Jeová são uma seita, mas para eles, seitas somos nós.

Como partimos do princípio que a palavra de Deus, a bíblia, é a nossa única regra de fé e prática, podemos assumir que todo segmento religioso que não dê o devido valor às escrituras, é uma seita. Exemplos: O Hinduísmo, Budismo, Espiritismo, Judaísmo, Islamismo. São consideradas religiões pagãs, por não reconhecerem o Jesus Cristo como o Senhor.

Mesmo dentro do que chamamos de cristianismo, temos uma variedade muito grande de seitas, como: As testemunhas de Jeová, Os mórmons, Os Adventistas do Sétimo Dia, Racionalismo Cristão, Igreja Local, Igreja da Unificação.

Dentro das Igreja que reconhecemos como cristãs, por reconhecerem Cristo com salvador, tem ainda aquelas, que são repletas de heresias, como a teologia da prosperidade, confissão positiva, “salvação por obras”, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...