21/01/2020

Conhecendo a Deus - pt1

O ESTUDO SOBRE DEUS

Conhecer a Deus é um privilégio que Ele deu ao homem, um ser supremo, majestoso, eterno, infinito e tudo mais que podemos adjetivar, fez-se acessível ao homem, aliás, mais do que se fazer conhecido, amou a humanidade mesmo sendo estes pecadores (Romanos 5.8).

A maneira que ele mesmo se deu a conhecer ao homem, foi por meio de sua palavra, as sagradas escrituras. Lendo e estudando a bíblia vamos poder conhece-lo melhor e entender a sua vontade.

O QUE É “DEUS”

A definição natural da palavra “Deus” nos sugere um ser supremo, infinito e todo-poderoso, e é assim que é descrito o nosso Deus nas escrituras sagradas. Cada religião tem um entendimento sobre seu deus, e isso vai de acordo com conceitos e tradições da mesma. A maioria das religiões do mundo são politeístas, ou seja, acreditam na existência de vários deuses, e na maioria delas, esses deuses são rivais e brigam entre si, para alguns existem deuses maiores e menores. As três religiões mais importantes do mundo são monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Apesar de sermos monoteístas, entendemos que os homens fazem para si deuses e a bíblia os chama assim. Imagens de escultura são deuses (Êxodo 20.23; Deuteronômio 6.14; Jeremias 2.11), o dinheiro pode ser um deus (Mateus 6.24, Lucas 16.13), satanás é o deus deste século (2 Coríntios 4.4).

OS ATRIBUTOS DIVINOS

Para nós que temos a bíblia como revelação de Deus e única regra de fé e prática, Deus é um ser único, criador de todas as coisas, eterno e perfeito, que mesmo sendo tão grande manifestou-se aos homens com amor, misericórdia e nos permite chama-lo de Pai.

O estudo teológico separa os atributos de Deus em comunicáveis, aqueles que o Senhor compartilha em certa medida com o homem, e incomunicáveis, os que pertencem exclusivamente a Deus. Alguns dos atributos comunicáveis são: amor, misericórdia, bondade, paz, fidelidade, justiça, sabedoria, santidade, verdade. Os atributos incomunicáveis são vários, dentre eles: onipotência, onipresença, onisciência, eternidade, perfeição, imutabilidade, soberania. Deus é Deus por tudo que ele é, e tudo que é vem de si mesmo, é auto existente.

Um Deus tão grande e poderoso deve ser adorado, servido e reverenciado por todos, mas ao invés nos abrigar o homem a fazer isso, Ele procura os que o adoram em espírito e em verdade (João 4.24).

A TRINDADE

Esta é uma das principais doutrinas da igreja. Nós cremos na santíssima trindade; Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, são três pessoas, porém um só Deus, uma só divindade.

Muitas seitas não reconhecem a divindade de Jesus e do Espírito Santo, doutrina conhecida como arianismo, alguns acreditam que os três são manifestações diferentes do mesmo Ser, negam a existência de três pessoas, é o chamado unicismo. Compreendemos pelas escrituras sagradas, que o Pai e Filho e o Espírito Santo são seres diferentes que compõe a mesma divindade. Vimos no tópico anterior sobre os atributos de Deus, e tanto o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo são apresentados pela bíblia como sendo completos em divindade.

É importante considerar que quando buscamos entender e estudar o divino, precisamos perceber que é o homem finito tentando compreender o Ser Infinito de Deus, o mortal tentando compreender o eterno.

O Antigo Testamento foi escrito originalmente no hebraico, e uma coisa chama muita atenção no texto bíblico, veja este comentário a seguir:
['Elohim; Deus; Deus em sua plenitude; também "deuses", isto é, os deuses das nações idólatras. A palavra 'Elohim aparece mais de 2.500 vezes no A.T. A sua primeira ocorrência é no primeiro versículo da bíblia. Na maioria das vezes em que a palavra 'Elohim aparece, refere-se ao Deus criador, mas algumas vezes é usada também para os deuses pagãos ou ídolos. Os cristãos, desde longa data, sustentam que 'Elohim, que aparece no plural hebraico, revela que o ser de Deus é composto por mais de uma parte. Chamamos estas partes distintas de "Pai", "Filho", e "Espírito Santo". Mesmo assim, podemos afirmar que temos apenas um Deus, não três deuses.] Comentário da Bíblia de Estudo Plenitude, pg. 406.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...