17/01/2020

Conhecendo a Bíblia Sagrada - pt2

A ESTRUTURA BÍBLICA

A Bíblia contém 66 livros escritos por aproximadamente 40 autores diferentes em cerca de 1.600 anos. Mesmo com a variedade de escritores em tempos tão diferentes, sua mensagem é única. A bíblia está dividida em antes e depois de Cristo, Antigo e Novo Testamento e assim subdividida:

A – Antigo Testamento:
1. O Pentateuco (os cinco primeiros livros, escritos por Moisés, Gênesis a Deuteronômio);
2. Livros Históricos (Josué a Ester);
3. Livros Poéticos (Jó a Cantares de Salomão);
4. Os Profetas Maiores (Isaías a Daniel);
5. Os Profetas Menores (Oséias a Malaquias);
B – Novo Testamento:
1. Os evangelhos (Mateus a João);
2. Livro Histórico (Atos dos Apóstolos);
3. Epístolas de Paulo (Romanos a Filemom);
4. Epistolas Universais (Hebreus a Judas);
5. Profecia (o livro do Apocalipse).

CURIOSIDADES DA BÍBLIA

O primeiro livro impresso no mundo foi a Bíblia, que continua sendo o livro mais vendido desde então. Segundo as estatísticas mais recentes, ela já foi traduzida em cerca de 2.900 línguas e dialetos.

Para facilitar encontrar os textos e citações, a bíblia foi dividida em capítulos e versículos no século XIII pelo clérigo inglês Stephen Langton, e três séculos mais tarde em versículos pelo impressor e erudito francês, Robert Estienne. Na maioria das versões bíblia possui 1189 capítulos, 929 no AT e 260 no NT, e cerca de 31.100 versículos.

O Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia, o menor é o Salmo 117, com apenas dois versículos. O maior versículo é Ester 8.9 e o menor pode ser Jó 2.3 ou Lucas 20.30 dependendo da versão.

SANTIFICA

Quanto mais próximo o crente é da palavra de Deus, tanto mais foge do pecado: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” (Salmos 119.11), sendo santificado por Deus. Jesus em sua oração ao Pai, pediu: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17), significando que quanto mais perto dos ensinos de Cristo estamos, tanto mais santificados seremos pelo poder do evangelho.
Sem o efeito poderoso da palavra não é possível o Cristão ser parecido com Deus vivendo de maneira santa.

PRODUZ MUDANÇA

A palavra de Deus é poderosa para mudar a vida daquele que crê em seus ensinos.  Conforme a pessoa crê e tem conhecimento do evangelho sabendo quais são as verdades, busca praticá-la, pois dá prazer cumprir a vontade do Senhor: “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40.8). A vida do rei Josias e seu reinado foram totalmente mudados após seu encontro com o livro da lei. Leia o que aconteceu com o rei após seu encontro com os pergaminhos da palavra de Deus em 2 Crônicas 34.18-21, 30-33.
Todo aquele que dá crédito à palavra de Deus tem sua vida transformada.

NINGUÉM PODERÁ DESCULPAR-SE POR NUNCA TÊ-LA OUVIDO

Veja em Deuteronômio 30.11-14, como Deus advertiu ao povo que buscasse o conhecimento de sua palavra. Entendemos neste texto que ninguém poderá desculpar-se por nunca ter ouvido falar do evangelho, afinal, a mensagem é acessível a todos.

Se no tempo de Moisés o Senhor falou da facilidade do acesso às escrituras, muito mais hoje, em dias de tecnologia avançada quando qualquer pessoa sabe como adquirir um exemplar da bíblia até mesmo por meio de aplicativos e sites, é ter acesso a diversos meios de conhecimento da palavra, ninguém chegará ao juízo final inocente.

DEVE SER LIDA DIARIAMENTE

O salmista expressando seu amor pela palavra de Deus, disse que meditava nela todos os dias (Salmos 119.97), o próprio Deus ordenou isso a Josué (Josué 1.8). O desafio de ler a Bíblia diariamente deve ser encarado como um grande privilégio, pois na época da lei, era lida ao povo apenas de sete em sete anos (Deuteronômio 31.10-13), não havia produção em grande escala da bíblia, e poucas pessoas eram alfabetizadas.

Se lermos a bíblia de maneira metódica e regular, esta pode ser lida toda, em apenas um ano. Faça o seguinte: tire todos os dias um período de apenas vinte minutos lendo de maneira tranquila como se faz no púlpito de uma igreja, e no período de um ano você terá lido toda bíblia. Faça a sua parte, são apenas 20 minutos!

PRECISAMOS CONHECER A PALAVRA

A recomendação bíblica é: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15). A palavra de Paulo a Timóteo é para todos os cristãos de hoje, devemos “manejar bem”, ou seja, ter intimidade com a bíblia, saber dos assuntos, localizá-los.

O cristão precisa saber defender a sua fé (1 Pedro 3.15), argumentar sobre aquilo que acredita, principalmente diante das seitas e dos incrédulos. É importante para o cristão ler a bíblia assim como é para um médico estudar a medicina, e continuar se aperfeiçoando. A bíblia é a nossa regra de fé e prática, é, portanto, fundamental para nós, conhecer a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Qual é a sua opinião?

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...