02/06/2024

Uma boa palavra ao que está consado

"O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado" (Isaías 50.4).

O contexto dessa frase do versículo 4, fala sobre o Senhor Jesus. É uma profecia onde o profeta Isaías, usado por Deus.

1) O Senhor Deus me deu. 
Tudo que temos vem do Senhor Deus, sabedoria, inteligência, inspiração, fé, uma boa palavra, dentre outras coisas, a fonte de nossa vida é Deus, então se algo nos falta devemos esperar dEle, e tudo que temos, precisamos reconhecer que vem dEle.

2) Uma língua erudita.
Aqui não se trata do membro do corpo humano, não é difícil entender que a bíblia está falando de sabedoria e palavras de sabedoria e entendimento. Linguagem erudita é falar de forma mais rebuscada ou requintada possível.
Uma língua sabia é tão importante no reino de Deus, que o apóstolo Tiago fala do perigo da língua pervertida (Tiago 3.6-12).

3) Para que eu saiba dizer.
Tão importante quanto abrir a boca, é saber o que dizer. Como diz o ditado: "quem fala demais, dá bom dia a cavalo". Já a bíblia diz: "No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente" (Provérbios 10.19). Quando falamos, revelamos o que está em nós, Jesus nos disse que "a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12.34).

4) Uma boa palavra.
Falar é fácil, difícil é ter uma boa palavra no momento certo. Sempre vai existir aquela pessoa inconveniente que sempre terá uma palavra desagradável, o contrário do que o apóstolo Paulo "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Colossenses 4.6). 

5) Ao que está cansado.
Neste momento aprendemos quem é o público alvo da palavra de Deus, o cansado. Jesus mesmo deixou um convite para estes: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28).
Sempre haverá uma pessoa carente perto de nós, que estará precisando de uma boa palavra. Como servos de Cristo, precisamos buscar sabedoria e uma língua erudita.

Pr. Julio Teodorico.

05/05/2024

Consolai-vos, e edificai-vos reciprocamente

O verdadeiro sentido de igreja, está no fato de estarmos reunidos com nossos irmãos. A frase: “a igreja somos nós” é verdadeira, quando, de fato, é “nós” e não “eu”.

"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10.24,25)

Este texto da carta aos hebreus, nos traz três verbos importantes: considerar, estimular e congregar. Três ações que devem fazer parte do convívio do crente com os demais da comunidade de fé.

Durante toda bíblia, nós vemos a palavra de Deus nos ensinar, que precisamos estar próximos aos nossos irmãos em Cristo, tanto para ajudar como para ser ajudado.

Observe este texto que o apóstolo Paulo nos escreveu:

“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo." 
(1 Tessalonicenses 5.11)

A reciprocidade entre irmãos precisa ser uma prática corriqueira, um hábito constante e natural na vida de todos os crente. 

Em muitos momentos durante as cartas, os apóstolos escreveram sobre este assunto, sempre incentivando a igreja ao amor e comunhão fraternal (Romanos 12.5,10,16; 14.19; 15.5-7; Gálatas 6.2; Efésios 4.2,32; Tiago 4.11; 5.16; 1 João 3.11; 4.11,12).

A expressão “uns aos outros” é repetida inúmeras vezes no texto bíblico, nos mostrando que esta precisa ser uma preocupação constante de todos nós e não apenas dos obreiros. 

Com quem será que os apóstolos aprenderam isso, claro que foi com o Senhor Jesus (João 13.14,34,35; João 15.12,17).

Quando entendemos que nós somos a igreja, e não as paredes, assumimos a missão de cuidar uns dos outros e fazer o que o nosso Senhor deseja de nós.

Pr. Julio Teodorico

07/04/2024

Tudo para a Glória de Deus

Leitura bíblica: 1 Coríntios 10.23-33.

O texto acima nos fala da liberdade cristã e a consciência quanto à alimentação, foi quando o apóstolo Paulo nos instrui que até nossa restrição alimentar deve ser de acordo a não escandalizar o irmão.

O crente precisa entender que tudo que faz precisa ser para glorificar a Deus, e que o contrário também acontece, infelizmente, pessoas fazem coisas que desonram o nome do Senhor Jesus. 

A expressão "tudo para a glória de Deus" em 1 Coríntios 10.30, nos leva a entender que toda e qualquer atitude que temos em nosso dia a dia, precisa ser usada para glorificar ao Senhor.

Situações que precisamos glorificar a Deus: 

- Na sua casa (Efésios 5.22-6.4) 

- No seu local de trabalho (Efésios 6.5-9; 1 Pedro 2.18,19); 

- Em suas palavras (Efésios 4.25-27; 29) 

- No jeito de vestir 

- Em sua vida financeira 

- Em condições desfavoráveis 


Louvor Final: À Ele a Glória.

24/03/2024

Como será no céu

NOVO CÉU E NOVA TERRA - A Eternidade Com Cristo.

Muitas pessoas dizem que desejam morar no céu, mas nem sequer sabem o que haverá lá ou ao menos entendem como será. Não temos muitos detalhes nas escrituras, mas entendemos que tudo que sabemos é o suficiente para crermos no Senhor.

Jesus gerou nos discípulos, uma expectativa de moradas no céu

"¹ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. ² Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. ³ E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14.1-3)

Em sua segunda carta aos Coríntios, no capítulo 5, o apóstolo Paulo sobre casa terrestre e edifício no céu, mas é importante observar que pelo contexto é fácil compreender que ele está referindo-se ao nosso corpo.

"¹ Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. ² E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; ³ se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. ⁴ Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. ⁵ Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. ⁶ Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; ⁷ visto que andamos por fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5.1-7).

Ainda falando sobre expectativas, aprendemos a aguardar algo que jamais chegou ao nosso pensamento:

"⁹ mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2.9).

A descrição feita por João é maravilhosa e foi aquilo autorizado para ele registrar (Apocalipse 10.4), mas sabemos e algumas coisas ele não pode escrever, bem como Paulo da mesma forma.

"² Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) ³ e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) ⁴ foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir" (2 Coríntios 12.2-4).

A doutrina dispensacionalista crê que após o arrebatamento, teremos sete anos de grande tribulação na terra, enquanto estaremos sendo galardoados no tribunal de Cristo (2 Coríntios 5.10), ato contínuo festejaremos nossa redenção nas Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.6-9). Após os sete anos, voltaremos à terra com o Senhor Jesus onde ele vencerá a guerra do Armagedom (Apocalipse 16.16) contra o governo do anticristo, onde vai prender Satanás e implantará o milênio (Apocalipse 20.1-6).

Para terminar, veja a descrição feita pelo apóstolo João do que Deus o mostrou na ilha de Patmos em Apocalipse 21.

Assista à pregação no vídeo abaixo.







17/03/2024

O julgamento dos salvos e dos ímpios

Muitos não gostam de ouvir falar da volta de Jesus por medo do julgamento final, por isso é tão importante aprender sobre este tema que faz parte da doutrina das últimas coisas. Em primeiro lugar, precisamos ter a confiança em Cristo no que diz respeito à nossa salvação, Ele nos comprou e garante que nEle somos salvos da condenação, em Romanos capítulo 8, a partir do versículo 31, a bíblia fala sobre a segurança da salvação em Cristo.

Esta palavra de hoje tem como objetivo responder as seguintes perguntas:

1) Quando estivermos no céu, vamos nos lembrar de coisas que vivemos aqui na terra?

Algumas pessoas pensam que não nos lembraremos de nada no céu, como se tivéssemos uma amnésia, por causa do que Deus disse através do profeta Isaías: "¹⁷ Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas." (Isaías 65.17).

Penso não ser razoável crer que não teremos a menor lembrança, pelo fato do que veremos daqui para frente.

2) Como será nosso sentimento ao ver que pessoas que amamos aqui, não estarão no céu conosco?

Alguns dizem que não nos lembraremos de nada, justamente para explicar esta pergunta, mas quando a bíblia diz que não haverá lembranças, refere-se ao fato de não termos mais sentimentos humanos como aqui neste mundo. Em outro momento Jesus falou sobre isso em Lucas 20.

"³⁵ mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. ³⁶ Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." (Lucas 20:35,36).

No céu, o ideal do apóstolo Paulo de ter o mesmo sentimento de Cristo (Filipenses 2.5), será concretizado, seremos semelhantes a Ele (1 João 3.2).

3) Qual critério será usado para recebermos galardão no céu?

É importante compreender, que nossa salvação é totalmente pela graça e misericórdia de Cristo, mas que Deus prometeu recompensa pelo trabalho que fazemos no reino de Deus, até mesmo um copo de água fria (Mateus 10.41,42). 

Segundo a doutrina escatológica que defendemos, os salvos receberão a recompensa logo após o arrebatamento, no julgamento chamado tribunal de Cristo (2 Coríntios 5.10).

"¹⁰ Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5.10).

Em 1 Coríntios 3.10-15, o apóstolo Paulo nos escreveu que nossa obra será lançada no fogo, Jesus disse que os que se vangloriam de coisas aqui no mundo, já recebem o galardão aqui (Mateus 6.1,2,5,16).

E afinal, como será o julgamento dos ímpios? Vemos em apocalipse, que o os que não temem a Deus serão julgados no Juízo Final, o momento da separação eterna de Deus.

Leia os textos de Mateus 25.31-34,41,46 e Apocalipse 20.11-15, para saber como acontecerá o julgamento final.

Se você ainda não tem Jesus como único Senhor e Salvador de sua vida, entregue agora mesmo sua vida à ele, para que sejas salvo da condenação eterna.

Assista a mensagem no Canal Ministério Rochedo no Youtube no link abaixo:




10/03/2024

Como será a segunda vinda de Cristo

Sabemos que Jesus voltará e estaremos com ele para sempre, mas afinal, como será este seu retorno à esta terra?

Vamos ler o que escreveu o apóstolo Paulo aos tessalonicenses: 

"¹³ Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. ¹⁴ Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. ¹⁵ Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. ¹⁶ Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; ¹⁷ depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. ¹⁸ Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (1 Tessalonicenses 4.13-18).

O mesmo apóstolo falou sobre a ressurreição dos mortos para o encontro com o Senhor:

"⁵⁰ Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. ⁵¹ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, ⁵² num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. ⁵³ Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. ⁵⁴ E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. ⁵⁵ Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? ⁵⁶ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. ⁵⁷ Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. ⁵⁸ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1 Coríntios 15.50-58).

Precisamos entender como acontecerá a ressurreição dos que dormem no Senhor:

A palavra de Deus diz, que aqueles que já partiram para a eternidade "dormem no Senhor" (textos acima, João 11.11, Mateus 27.52), mas é importante entender, que isso não significa que eles estão dormindo aguardando o julgamento, mas é apenas para mostrar a diferença entre a morte do ímpio e do justo.

Os que morrem no Senhor estão aguardando o julgamento final, de forma consciente. Sabemos disso pela história do Rico e do Lázaro (Lucas 16.19-31), na abertura do quinto selo (Apocalipse 6.9-10), através do que Jesus falou com o homem na cruz (Lucas 23.43), dentre outros textos bíblicos.

Após volta do Senhor, estaremos com Cristo enquanto acontecerá nesta terra a Grande Tribulação, onde o chamado "homem do pecado" estará liderando esta terra (2 Tessalonicenses 2.1ss, Daniel 9.27, Apocalipse 13).

A Igreja não deve se preocupar, pois no momento que o Anticristo estiver governando esta terra, nós não estaremos aqui (Apocalipse 3.10).





03/03/2024

Jesus está voltando!

Todo cristão tem uma viva expectativa de que Jesus um dia virá buscá-lo, o apóstolo Paulo chamou este sentimento de “bendita esperança” (Tito 2.13).

Jesus mesmo prometeu aos seus discípulos quanto ainda estava aqui com eles: “voltarei e vos receberei para mim mesmo” (João 14.3).

Logo após sua ascensão aos céus, dois anjos, vieram imediatamente, reafirmar a mesma promessa dizendo que Ele voltaria da mesma forma que subiu: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.11).

Este fato era tão claro na mente dos discípulos, que ficavam perguntando a Jesus quais sinais Ele daria no tocante à sua vinda e final dos tempos. Mateus registrou no capítulo vinte e quatro, a interrogação dos discípulos, e a resposta do Senhor.

No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século” (Mateus 24.3).

Leia sobre os detalhes do que irá acontecer, em todo capítulo 24 de Mateus.

Falando sobre os eventos que aconteceriam, Jesus usou expressões como: “ainda não é o fim” (v. 6), “primeiras dores de parto” (v. 8 - NTLH),  e, “então virá o fim” (v. 14).

Quanto mais o tempo passa, fica mais claro entender que Jesus está voltando, pois a intensidade dos sinais está cada vez maior, e isso precisa nos tornar mais atentos ao fato de que este dia está chegando.

Prepare a sua vida e viva na expectativa de Jesus voltar a qualquer momento, Ele nos disse para vigiar, como um pai de família que guarda a sua casa do ladrão (Mateus 24.43).

Como se dará a sua vinda? Serão duas fazes distintas, primeiro Ele virá arrebatar a igreja, e sete anos depois Ele virá na terra com a igreja para reinar durante mil anos. Fique atento às mensagens dos próximos domingos onde vamos falar mais sobre o assunto. 

“VIVA HOJE, COMO SE JESUS VOLTASSE AINDA HOJE”

 Pr. Julio Teodorico








04/02/2024

O Reino Crescendo em Nós e Através de Nós



"⁶ Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus." (1 Coríntios 3.6)

Todo salvo por Jesus tem um chamado.

"² de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção" (Gênesis 12.2).

Deus conta com você para pregar o evangelho

Deus conta com você para interceder 

Deus conta com você para 





21/01/2024

Oração nas cartas apostólicas

O que temos a aprender sobre oração nas cartas escritas pelos apóstolos? Os homens que nos deixaram palavras inspiradas pelo Espírito Santo, nos ensinam sobre esta importante prática na vida cristã, a oração.

O apóstolo Paulo fala sobre oração em todas as suas cartas

Aos Romanos:

"¹² regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes" (Romanos 12.12)

"³⁰ Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor" (Romanos 15.30)

Aos Efésios:

"¹⁸ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6.18)

Aos Filipenses:

"⁹ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção" (Filipenses 1.9)

Aos Colossenses:

"² Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. ³ Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; ⁴ para que eu o manifeste, como devo fazer. ⁵ Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. ⁶ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4.2-6)

Aos Tessalonicenses:

"¹⁷ Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17)

Apóstolo Tiago:

"¹³ Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. ¹⁴ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. ¹⁵ E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. ¹⁶ Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5.13-16)

Seja humilde para que sua oração seja atendida:

"⁹ Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: ¹⁰ Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. ¹¹ O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; ¹² jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. ¹³ O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! ¹⁴ Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." (Lucas 18.9-14)

Aprenda a relacionar-se com a família para que sua oração seja atendida:

"⁷ Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações." (1 Pedro 3.7)


Pr Julio Teodorico
Esboço da mensagem pregada em 21/01/23





14/01/2024

A Oração que Jesus nos ensinou

"De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11.1).

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8.26).

Jesus nos ensinou a oração do "Pai Nosso", não para que usemos palavras repetitivas, a intenção do nosso salvador, foi nos deixar uma oração modelo, para que oremos de maneira correta.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes e fundamentais para qualquer oração (Mateus 6.9-13). 

1) "Pai nosso, que estás nos céus"

Neste momento, Jesus nos ensina a ter um relacionamento de Pai e filho, com Deus. Uma proximidade verdadeira é o que devemos buscar no Senhor. Ele é um Deus que deseja ser íntimo como pai, e não alguém distante como um ser inacessível. 

2) "santificado seja o teu nome"

Adorar a Deus e reconhecer a sua grandeza faz parte da oração, e por mais que devemos enxergá-lo como pai, não podemos esquecer que Ele é o Senhor do universo e deve ser adorado por nós. 

"Santo" é uma expressão de adoração usada pelos Serafins que estão diante de Deus: 

"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6.2,3)

3) "venha o teu reino"

Precisamos orar desejando sempre em primeiro lugar as coisas de Deus, inclusive Jesus falou sobre isso em Mateus 6.33 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

4) "faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu"

Esta é a parte mais difícil de aceitar na oração de Jesus, algumas vezes não oramos segundo a vontade de Deus, e pra isso precisamos nos tornar parecidos com Ele afim de que oremos para ser atendidos.

"E esta é a confiança que temos para com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5.14).

5) "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje"

É o clássico pedido para o sustento diário que devemos fazer. Lembre-se de que Deus é pai, e você pode contar com Ele em suas orações.

6) "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores"

Não podemos deixar de orar pedindo a Deus por misericórdia e perdão dos pecados. Podemos contar com as misericórdias do Senhor a partir do momento que reconhecemos que pecamos e necessitamos de sua graça. A bíblia nos ensina: 

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28.13).

7) "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal"

O mestre nos ensinou a pedir por livramento. Muitas vezes não conseguimos evitar a tentação, mas precisamos orar para não cair nela.

2) "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém."

Neste fechamento, Jesus encerra novamente adorando a Deus. Nunca se esqueça de concluir sua oração adorando ao Senhor.

Saber orar é importante para que possamos nos conectar com o nosso Deus.








07/01/2024

Aprendendo a orar segundo a vontade de Deus

Você já se perguntou porque Deus não atende algumas orações?

De fato, o Senhor não atenderá toda nossa petição: 

1) O apóstolo Paulo é exemplo disso, quando pediu para que seu espinho na carne fosse tirado, o que não aconteceu (2 Coríntios 12.7-9).

2) Deus não consentiu com a vontade de Davi, quando não permitiu que este construísse o templo: "E me disse: Teu filho Salomão é quem edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai." (1 Crônicas 28.6)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus:

O apóstolo João escreveu:

"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. ‭"
(1João‬ ‭5:14‭-‬15‬)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes (Mateus 6.9-13).

1) Pai nosso, que estás nos céus, 
2) santificado seja o teu nome;
3) venha o teu reino; 
4) faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
5) o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
6) perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
7) e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal;
2) pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

1) Peça à Deus Sabedoria.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1.5)

a) Todos precisamos da sabedoria para lhe-dar com os desafios da vida.
b) A sabedoria nos faz aprender com erros, pra não errarmos sempre, mas quem não tem sabedoria, continua caindo nas mesmas atitudes.

2) Peça à Deus o sustento diário.

"⁷ Duas coisas te peço;
  não mas negues, antes que eu morra:
⁸ afasta de mim a falsidade e a mentira;
  não me dês nem a pobreza nem a riqueza;
  dá-me o pão que me for necessário;
⁹ para não suceder que, estando eu farto, te negue
  e diga: Quem é o Senhor?
  Ou que, empobrecido, venha a furtar
  e profane o nome de Deus."

(Provérbios 30.7-9)

a) Por que essa oração? Pois alguns de nós não conseguimos viver acima ou abaixo daqui que temos por hábito.
b) Ou farão o descrito pelo autor deste provérbio, ou serão arrogantes, presunçosos, soberbos, 
c) Da mesma forma que o Senhor não nos quer mendigando, Ele também não deseja a nossa queda na avareza.

3) Peça à Deus o Fruto do Espírito.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5.22,23).

Todo cristão autêntico produz o fruto do Espírito, e orar neste sentido, significa dizer à Deus que desejamos ainda mais ser parecidos com Ele. Com certeza isso será de acordo com a sua vontade.

4) Peça à Deus um espírito quebrantado. 

"¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro
  e renova dentro de mim um espírito inabalável.
¹¹ Não me repulses da tua presença,
  nem me retires o teu Santo Espírito.
¹² Restitui-me a alegria da tua salvação
  e sustenta-me com um espírito voluntário."

(Salmos 51.10-12)

Ore como Davi, que sabia reconhecer suas fragilidades, e entendia quão Deus era misericordioso. A bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6)




 

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...