22/12/2024

Celebrando o nascimento de Jesus

Nessa mensagem, veremos que várias pessoas de diversas camadas da sociedade, se alegraram com o nascimento do Senhor Jesus e creram nEle.

Texto base: Lucas 2.1-20 e Mateus 2.1-12.

1) Pessoas humildes receberam a notícia e celebraram o nascimento do salvador, como os pastores de Belém (Lucas 2:8-20).

Mateus 11.4-5: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho."

2) O mundo espiritual festejou a salvação de Deus vindo ao mundo (Lucas 2:13-14).

Os anjos de Deus foram criados para louvor e glória dEle. Hebreus 1.6: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem."

Salmo 148.2: "Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos."

3) Pessoas religiosas tementes a Deus como Simeão e Ana também celebraram o seu nascimento (Lucas 2:25-38), representando que os religiosos também o receberiam.

Vemos em João capítulo 3 Nicodemos indo até Jesus para aprender com Ele, e em João 7.50-52, defendendo-o em um determinado momento: "Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? Responderam eles: Dar-se-á o caso de que também tu és da Galileia? Examina e verás que da Galileia não se levanta profeta."

Atos 6.7: "E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé."

4) Os magos vindo do oriente vieram adorar o menino Jesus (Mateus 2.1-12). Representando os gentios que viriam a reconhecer a salvação por meio de Jesus.

Isaías 42.6: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça; tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo e para luz dos gentios."

Isaías 49.6: "Também te darei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra."

5) Até o universo moveu-se quando Jesus nasceu, uma estrela guiou os magos do oriente. (Mateus 2.9)

Salmo 148:3 diz: "Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes."

Isaías 40:26: "Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nenhuma só vem a faltar."




07/12/2024

Cuidando de nossos sentimento

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2.5.)

1) O que são sentimentos? O ser humano é um ser totalmente emocional.

Sentimentos são respostas internas que refletem o que experimentamos no coração e na alma diante das situações da vida. Eles foram criados por Deus como parte de nossa humanidade e revelam nossa conexão com o mundo ao nosso redor, com as outras pessoas e com o próprio Deus. A Bíblia nos mostra que Jesus também experimentou sentimentos, como compaixão (Mateus 9.36), tristeza (João 11.35) e alegria (Lucas 10.21). Embora sejamos seres emocionais, somos chamados a não sermos governados pelos sentimentos, mas a submetê-los à orientação do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23).

2) Nem todas as pessoas têm os mesmos sentimentos e sensações no mesmo ambiente.

Cada ser humano é único, criado à imagem de Deus (Gênesis 1.27), com experiências, temperamentos e percepções diferentes. Isso significa que, no mesmo ambiente, uma pessoa pode sentir alegria enquanto outra pode sentir desconforto ou tristeza. Por isso, a Bíblia nos chama a compreender e sentir o que o outro sente: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Romanos 12.15). 

3) Respeitar os sentimentos e sensações das outras pessoas.

Como cristãos, somos chamados a amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Respeitar os sentimentos dos outros faz parte desse amor. Não cabe a nós julgar ou menosprezar o que alguém sente, mas oferecer apoio e palavras que edifiquem (Efésios 4.29). Respeitar sentimentos é abrir espaço para que o amor e a graça de Deus estejam sempre presentes por meio de nós.

4) Existem sensações e sentimentos que precisamos trabalhar.

Nem todos os sentimentos são saudáveis ou conduzem à vontade de Deus. Por exemplo, a ira descontrolada, a inveja e o desânimo podem nos afastar do propósito divino. A Bíblia nos exorta a não sermos dominados por esses sentimentos: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4.26). Devemos buscar no Senhor a cura e o equilíbrio, permitindo que Ele transforme nosso interior: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12.2). O Espírito Santo é nosso ajudador nesse processo.

5) Não podemos ser frios demais nem uma montanha-russa de sentimentos aleatórios.

Deus nos chama ao equilíbrio. Ser frios demais pode nos tornar insensíveis às necessidades dos outros e à obra do Espírito em nossa vida. Por outro lado, ser guiados por sentimentos instáveis pode levar à confusão e à falta de firmeza espiritual. A Bíblia nos ensina a ser moderados: “Sejam moderados em tudo; o Senhor está próximo” (Filipenses 4.5). Devemos viver com coração sensível, mas mente renovada, lembrando que a paz de Deus deve governar nossos corações (Colossenses 3.15).

6) Biblicamente falando, é possível controlar o que sentimos?

A resposta à essa pergunta se encontra nas palavras de Jesus e dos apóstolos, quando estes no ordenam:

Efésios 4.26 "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" 

Filipenses 4.5: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor."

Colossenses 3.15: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos."

Pelos textos apresentados acima, entendemos que não somente podemos, mas devemos controlar nossos sentimentos.

7) Mas e a ansiedade? Será possível então controlar a ansiedade?

Primeiramente, o que é ansiedade?

Segundo um dicionário "ansiedade é um estado de perturbação psicológica causado pela percepção de um perigo ou pela iminência de um acontecimento desagradável ou que se receia"

O que a bíblia fala sobre ansiedade.

Filipenses 4.6-7: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."

1 Pedro 5.7: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês."

Mateus 6.34: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal."

Salmos 55.22: "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair."

Uma pergunta: Será que é possível afirmar que Jesus sofreu algum grau de ansiedade durante a crucificação?

Alguns acreditam que ocorreu com Jesus um fenômeno chamado hematidrose 

Quando uma pessoa enfrenta uma situação de pânico extremo ou angústia intensa, o sistema nervoso simpático (responsável pela reação de "luta ou fuga") é ativado de maneira exagerada. Os vasos sanguíneos próximos às glândulas sudoríparas podem sofrer ruptura devido ao estresse excessivo. Quando isso acontece, o sangue se mistura com o suor e é liberado pelos poros.

Se Cristo passou por momentos como este, significa que Ele sabe que o sofremos e vai nos ajudar em nossas angústias.



13/11/2024

A parábola do bom samaritano

A parábola do Bom Samaritano em Lucas 10.25-37 é riquíssima em ensinamentos, e Jesus a usou para expandir nossa compreensão sobre o amor ao próximo, superando barreiras culturais, religiosas e até emocionais. Aqui estão quatro ensinamentos principais que podemos extrair:

1. O amor ao próximo é universal e prático

  • Jesus mostra que o verdadeiro amor ao próximo não se limita a nossa "comunidade" ou aos que compartilham de nossa fé ou cultura. Na parábola, o próximo que agiu com misericórdia foi o samaritano, alguém que, culturalmente, era malvisto pelos judeus. Ele ensinou que devemos amar e cuidar de todos, independentemente de quem são. O amor é demonstrado através de ações práticas e concretas, como o cuidado que o samaritano teve com o homem ferido.

2. A compaixão deve vencer diferenças culturais

  • Na época de Jesus, judeus e samaritanos tinham diferenças religiosas e culturais intensas. Mas Jesus, ao fazer do samaritano o herói da história, mostra que a compaixão verdadeira não se limita pelas diferenças e preconceitos. Ele nos ensina que devemos vencer preconceitos em favor de um amor e compaixão genuínos, pois Deus valoriza o amor além de qualquer preconceito humano.

3. A religião sem amor é vazia

  • Na parábola, tanto o sacerdote quanto o levita (homens religiosos) ignoram o homem ferido. Eles provavelmente cumpriam muitos dos rituais religiosos, mas faltou-lhes o que Deus mais valoriza: misericórdia e compaixão pelo próximo. Jesus ensina que nossa fé e práticas religiosas são vazias se não são acompanhadas pelo amor e cuidado ao próximo. A religião deve levar a uma vida prática de amor e misericórdia. Leia 1 Coríntios 13.1-3.

4. O verdadeiro amor ao próximo é sacrificial

  • O samaritano demonstrou um amor que envolveu sacrifício pessoal: ele usou seus próprios recursos, tempo e energia para cuidar do homem ferido, sem esperar nada em troca. Ele até deixou dinheiro para que o homem fosse cuidado após a sua partida. Jesus nos mostra que o amor ao próximo frequentemente envolve sacrifício e doação de si mesmo, e é esse amor desinteressado que agrada a Deus.

Esses ensinamentos nos desafiam a viver uma fé que se estende para além das palavras e que busca, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas. Como Jesus diz ao final, "Vai e faze da mesma maneira."




13/10/2024

4 Personagens em Marcos 2.1-12

Apesar dessa história bíblica ser conhecida como "O paralítico de Cafarnaum", hoje vamos falar sobre os quatro personagens apresentados neste relato de Marcos. Cada um deles teve um comportamento diferente diante da mesmo situação. Onde nos enquadramos?

Leia o texto de Marcos 2.1-12.

1º O paralítico. Representa os necessitados, as pessoas que conhecemos que precisam de Jesus.

2º Os amigos do paralítico. Representam cada um de nós que sabemos onde e como encontrar Jesus, e levamos o necessitado até Cristo.

3º A multidão que viu tudo acontecer. Representa aqueles que estão vendo mas não participam, apenas olham, estão como espectadores. Deus não deseja que sejamos mais um na multidão, temos que entender o nosso valor.

4º Os escribas murmuradores. São os que sempre vêem defeito em tudo, e em toda situação mostram estar descontentes com o que está acontecendo. Nem o fato de haver um homem doente sensibiliza os murmuradores.

Atenção para este último ponto: O principal de tudo neste relato, é o fato de Jesus primeiramente ter perdoado os pecados daquele homem e somente depois o curou.

Atentemos para o detalhe que se trata de dois milagres, o perdão dos pecados e a cura da paralisia. Qual deles foi a maior benção que aquele homem recebeu? Certamente o perdão de seus pecados, assim como nós precisamoso todos os dias.

06/10/2024

O que dizemos sobre Jesus?

Marcos 8. 27-29: "Então, Jesus e os seus discípulos partiram para as aldeias de Cesareia de Filipe; e, no caminho, perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu? E responderam: João Batista; outros: Elias; mas outros: Algum dos profetas. Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo."

Duas diferenças sobre quem ele é: o que diz a multidão, o que eu digo sobre Ele.

A multidão pensa o que que quiser, eu penso sobre ele o que a bíblia diz.

- Em nenhum outro há salvação (Atos 4.12).

"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos".

- Ele é o autor e consumador da fé (Hebreus 12.1-3).

"olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."

- Ele é o pão da vida (João 6.35).

"Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede"

- Ele é a luz do mundo (João 8.12).

"De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida"

- Ele é a ressurreição e a vida (João 11.25).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá"

- Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14.6).

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

- Ele é a videira verdadeira (João 15.1).

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda."

- Ele é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 1.8).

"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."

- Ele é a Raiz de Davi, a brilhante Estrela da Manhã (Apocalipse 22.16).

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã."

E você, o que diz sobre Jesus? Quem ele é pra você?




22/09/2024

Seguir a Cristo é renúncia

Texto base Lucas 9.23-27: 

"23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? 26 Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. 27 Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus."

Quatro pontos a se destacar no versículo 23:

1º Se quiser, 2º Negue-se, 3º Tome a cruz, 4º Siga-me.

1) Se quiser

Todos temos a responsabilidade de dizer sim ou não para o chamado de Deus para a salvação (Hb 3.7-8). Jesus não está a procura de seguidores, a mensagem é pregada e se alguém quiser, que venha.

2) Negue-se

Não sobre Deus fazer a minha vontade, eu tenho que fazer a vontade dEle. A vontade de Deus é boa agradável e perfeita. Pedro negou a Jesus por três vezes, mas depois que foi cheio do Espírito e viveu a vida pra Cristo.

3) Tome a cruz

Cruz no traz a ideia de sacrifício, tomar a Cruz tem o sentido, por tanto, de superação das dificuldades no servir a Cristo. A cruz de Cristo era tão pesada que alguém teve que ajudá-lo (Lucas 23.26). A bíblia nos garante que não seremos provados além do que podemos aguentar (1 Coríntios 10.13).

4) Siga-me

Seguir a Cristo é acompanhar os passos dEle (Lucas 9.57-32).




31/08/2024

Os cinco níveis de relacionamento de Zaqueu com Jesus

Os cinco níveis de relacionamento de Zaqueu com Jesus.

Relacionamento é algo construído aos poucos, ninguém vira melhor amigo de uma pessoa do dia para a noite, conforme nos aproximamos nos tornamos mais íntimos, e se nos afastarmos o distanciamento será também gradativo. 

Zaqueu era cobrador de impostos, um homem sem credibilidade alguma na sociedade, mas havia nele um interesse genuíno por Jesus, e Deus enxergou isso nele.

Leia o texto de Lucas 19.1-10.

1) Ouviu as pessoas falar sobre Jesus.

Como todos em Israel, Zaqueu também ouviu falar do homem que pregava e chamava a atenção de multidões por onde passava, mas diferente de alguns que apenas ouvem falar, Zaqueu queria vê-lo então ousou ter uma iniciativa diferente: subiu numa árvore conhecer Jesus pessoalmente.

2) Procurou conhecer Jesus pessoalmente (v.3).

Ao querer ir além de apenas ouvir falar, Zaqueu resolveu ao menos vê-lo de perto para saber quem era o homem mais falado em todo Israel. Subiu numa árvore para conseguir enxergá-lo, e isso fez Jesus se oferecer para ir em sua casa. Algumas pessoas chegam neste nível, mas não vão adiante, Só ficam olhando Jesus de longe, vão à igreja, aproximam dos seguidores de Jesus, sabem onde Jesus está, mas não fazem nada para desenvolver o conhecimento mais próximo do Salvador.

3) Zaqueu ouviu Jesus falar com ele (v.5).

Ao ver a atitude de Zaqueu e seu interesse em se aproximar, Jesus se oferece para ir em sua casa. Jesus sempre tinha uma palavra para as pessoas que o procuravam, muitas vezes a bíblia nos diz que as pessoas ficavam admiradas ao ouvir o discurso de Jesus. Infelizmente existem pessoas que ficam apenas no ouvir, mas não tomam nenhuma atitude, não vão além. Veja em Hebreus 3.7-19, que não basta ouvir, é necessário abrir o coração para a palavra de Deus.

4) Zaqueu recebeu Jesus em sua casa (v.6).

Muitos negam receber Jesus em sua casa, assim como Zaqueu poderia ter feito, mas nos diz o texto bíblico que "Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria". É maravilhoso poder conhecer Jesus e ter Cristo morando em nosso lar, presente em nossa casa. Este homem recebeu Jesus em seu lar, e foi abençoado por sua presença maravilhosa. Apesar de tratar-se de alguém que não tinha o respeito da sociedade (v.7), Jesus entrou na casa de Zaqueu, pois tinha um plano de restauração para a vida dele.

5) Zaqueu recebeu a transformação do Senhor em sua vida (v.8).

O passo mais importante no conhecimento sobre Jesus é a transformação que Ele traz sobre nós. O mais importante é permitir que Jesus seja mais do que uma visita, é entregar a vida para Jesus, é deixar Jesus morar em nosso coração. Zaqueu foi além de ouvir falar e ver, recebeu em sua vida o milagre do novo nascimento. Declarou com sua própria boca a mudança que aconteceu a partir daquele momento (v.8).

Conclusão: 

Sabemos que muitas pessoas sabem da existência de Jesus, já ouviram falar dele ou até mesmo já participaram de um encontro onde Jesus está presente (Mateus 18.20). Aprendemos hoje que é preciso ir além, é necessário aceitar a transformação que Ele é capaz de realizar em nossa vida. Que o Senhor Jesus declare sobre cada um de nós o que falou sobre Zaqueu: "Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" (v.9,10). Se você deseja entregar sua vida a Jesus, esta é a sua oportunidade, este é o momento.




18/08/2024

Construindo uma família abençoada

Construir uma família é como construir uma casa, uma casa precisa de cimento, areia, ferragem e outros, uma família precisa de ao menos cinco coisas importantes.

Texto base: Mateus 7.24-27

1) Obediência aos princípios da palavra de Deus.

A bíblia precisa ser vista por nós como um manual a ser seguido todos os dias.

2) Fruto do Espírito todos os dias.

Gálatas 5.22, nos mostra o fruto produzido em quem tem o Espírito Santo.

3) Valorizar o diálogo sempre.

A falta de diálogo pode colocar em perigo o bom andamento da família, uma boa comunicação é capaz de clarear tudo.

4) Cuidar da vida financeira e fazer planos.

Não permita que uma vida financeira desastrosa, cause problemas na sua família.

5) Buscar ajuda de quem pode te aconselhar. 

Não fale seus problemas para todo mundo, mas busque apoio em pessoas que servem a Deus e poderão te ajudar.

Conclusão: Construa sua família com uma base sólida sobre a palavra de Deus.

04/08/2024

Estratégias de evangelização dos apóstolos

Você conhece cinco pessoas, que gostaria de vê-la aqui na igreja servindo conosco ao Senhor Jesus? 

Todos nós conhecemos alguém que precisa aceitar a fé e caminhar com Cristo. Desafio você a meditar nestas cinco estratégias, pensando em cinco pessoas que necessitam da salvação em Cristo.

Texto base: 1 Timóteo 2.3,4

1) Pregação pública.

- Pedro no dia do pentecoste (Atos 2)

- Pedro e João pregando no sinédrio (Atos 4)

- Estêvão na sua morte (Atos 7)

2) Testemunho pessoal.

- Filipe e o eunuco (Atos 8.26-40)

- A conversão de Cornélio (Atos 10)

- Saulo pregando para Sérgio Paulo (Atos 13.7-12)

3) Oração por milagres.

- Muitos milagres por meio dos apóstolos (Atos 5.12-16)

- A Cura de Enéias e a ressurreição de Dorcas (Atos 9.32-43)

- Um paralítico curado em Listra (Atos 14.8-18)

4) A Igreja nas casas.

- Outra estratégia eficiente, era pregar o evangelho de casa em casa (Atos 2.46; 5.42; 12.12; 20.20).

5) Implantação de igrejas locais.

- Igreja em Antioquia (Atos 11.19-26)

- A igreja de Antioquia enviou a Paulo e Barnabé para outras cidades (Atos 13.1-3)

- Cidades onde igrejas foram implantadas: Igreja em Filipos (Atos 16:13-15); Igreja em Tessalônica (Atos 17:1-4); Igreja em Corinto (Atos 18:1-11).

Conclusão:

Somos uma igreja atuante na evangelização, por isso nos preocupamos em seguir o modelo da igreja primitiva ganhando vidas para Cristo.

Pr Julio Teodorico.

02/06/2024

Uma boa palavra ao que está consado

"O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado" (Isaías 50.4).

O contexto dessa frase do versículo 4, fala sobre o Senhor Jesus. É uma profecia onde o profeta Isaías, usado por Deus.

1) O Senhor Deus me deu. 
Tudo que temos vem do Senhor Deus, sabedoria, inteligência, inspiração, fé, uma boa palavra, dentre outras coisas, a fonte de nossa vida é Deus, então se algo nos falta devemos esperar dEle, e tudo que temos, precisamos reconhecer que vem dEle.

2) Uma língua erudita.
Aqui não se trata do membro do corpo humano, não é difícil entender que a bíblia está falando de sabedoria e palavras de sabedoria e entendimento. Linguagem erudita é falar de forma mais rebuscada ou requintada possível.
Uma língua sabia é tão importante no reino de Deus, que o apóstolo Tiago fala do perigo da língua pervertida (Tiago 3.6-12).

3) Para que eu saiba dizer.
Tão importante quanto abrir a boca, é saber o que dizer. Como diz o ditado: "quem fala demais, dá bom dia a cavalo". Já a bíblia diz: "No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente" (Provérbios 10.19). Quando falamos, revelamos o que está em nós, Jesus nos disse que "a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12.34).

4) Uma boa palavra.
Falar é fácil, difícil é ter uma boa palavra no momento certo. Sempre vai existir aquela pessoa inconveniente que sempre terá uma palavra desagradável, o contrário do que o apóstolo Paulo "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Colossenses 4.6). 

5) Ao que está cansado.
Neste momento aprendemos quem é o público alvo da palavra de Deus, o cansado. Jesus mesmo deixou um convite para estes: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28).
Sempre haverá uma pessoa carente perto de nós, que estará precisando de uma boa palavra. Como servos de Cristo, precisamos buscar sabedoria e uma língua erudita.

Pr. Julio Teodorico.

05/05/2024

Consolai-vos, e edificai-vos reciprocamente

O verdadeiro sentido de igreja, está no fato de estarmos reunidos com nossos irmãos. A frase: “a igreja somos nós” é verdadeira, quando, de fato, é “nós” e não “eu”.

"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10.24,25)

Este texto da carta aos hebreus, nos traz três verbos importantes: considerar, estimular e congregar. Três ações que devem fazer parte do convívio do crente com os demais da comunidade de fé.

Durante toda bíblia, nós vemos a palavra de Deus nos ensinar, que precisamos estar próximos aos nossos irmãos em Cristo, tanto para ajudar como para ser ajudado.

Observe este texto que o apóstolo Paulo nos escreveu:

“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo." 
(1 Tessalonicenses 5.11)

A reciprocidade entre irmãos precisa ser uma prática corriqueira, um hábito constante e natural na vida de todos os crente. 

Em muitos momentos durante as cartas, os apóstolos escreveram sobre este assunto, sempre incentivando a igreja ao amor e comunhão fraternal (Romanos 12.5,10,16; 14.19; 15.5-7; Gálatas 6.2; Efésios 4.2,32; Tiago 4.11; 5.16; 1 João 3.11; 4.11,12).

A expressão “uns aos outros” é repetida inúmeras vezes no texto bíblico, nos mostrando que esta precisa ser uma preocupação constante de todos nós e não apenas dos obreiros. 

Com quem será que os apóstolos aprenderam isso, claro que foi com o Senhor Jesus (João 13.14,34,35; João 15.12,17).

Quando entendemos que nós somos a igreja, e não as paredes, assumimos a missão de cuidar uns dos outros e fazer o que o nosso Senhor deseja de nós.

Pr. Julio Teodorico

07/04/2024

Tudo para a Glória de Deus

Leitura bíblica: 1 Coríntios 10.23-33.

O texto acima nos fala da liberdade cristã e a consciência quanto à alimentação, foi quando o apóstolo Paulo nos instrui que até nossa restrição alimentar deve ser de acordo a não escandalizar o irmão.

O crente precisa entender que tudo que faz precisa ser para glorificar a Deus, e que o contrário também acontece, infelizmente, pessoas fazem coisas que desonram o nome do Senhor Jesus. 

A expressão "tudo para a glória de Deus" em 1 Coríntios 10.30, nos leva a entender que toda e qualquer atitude que temos em nosso dia a dia, precisa ser usada para glorificar ao Senhor.

Situações que precisamos glorificar a Deus: 

- Na sua casa (Efésios 5.22-6.4) 

- No seu local de trabalho (Efésios 6.5-9; 1 Pedro 2.18,19); 

- Em suas palavras (Efésios 4.25-27; 29) 

- No jeito de vestir 

- Em sua vida financeira 

- Em condições desfavoráveis 


Louvor Final: À Ele a Glória.

24/03/2024

Como será no céu

NOVO CÉU E NOVA TERRA - A Eternidade Com Cristo.

Muitas pessoas dizem que desejam morar no céu, mas nem sequer sabem o que haverá lá ou ao menos entendem como será. Não temos muitos detalhes nas escrituras, mas entendemos que tudo que sabemos é o suficiente para crermos no Senhor.

Jesus gerou nos discípulos, uma expectativa de moradas no céu

"¹ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. ² Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. ³ E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14.1-3)

Em sua segunda carta aos Coríntios, no capítulo 5, o apóstolo Paulo sobre casa terrestre e edifício no céu, mas é importante observar que pelo contexto é fácil compreender que ele está referindo-se ao nosso corpo.

"¹ Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. ² E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; ³ se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. ⁴ Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. ⁵ Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito. ⁶ Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; ⁷ visto que andamos por fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5.1-7).

Ainda falando sobre expectativas, aprendemos a aguardar algo que jamais chegou ao nosso pensamento:

"⁹ mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." (1 Coríntios 2.9).

A descrição feita por João é maravilhosa e foi aquilo autorizado para ele registrar (Apocalipse 10.4), mas sabemos e algumas coisas ele não pode escrever, bem como Paulo da mesma forma.

"² Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) ³ e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) ⁴ foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir" (2 Coríntios 12.2-4).

A doutrina dispensacionalista crê que após o arrebatamento, teremos sete anos de grande tribulação na terra, enquanto estaremos sendo galardoados no tribunal de Cristo (2 Coríntios 5.10), ato contínuo festejaremos nossa redenção nas Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.6-9). Após os sete anos, voltaremos à terra com o Senhor Jesus onde ele vencerá a guerra do Armagedom (Apocalipse 16.16) contra o governo do anticristo, onde vai prender Satanás e implantará o milênio (Apocalipse 20.1-6).

Para terminar, veja a descrição feita pelo apóstolo João do que Deus o mostrou na ilha de Patmos em Apocalipse 21.

Assista à pregação no vídeo abaixo.







17/03/2024

O julgamento dos salvos e dos ímpios

Muitos não gostam de ouvir falar da volta de Jesus por medo do julgamento final, por isso é tão importante aprender sobre este tema que faz parte da doutrina das últimas coisas. Em primeiro lugar, precisamos ter a confiança em Cristo no que diz respeito à nossa salvação, Ele nos comprou e garante que nEle somos salvos da condenação, em Romanos capítulo 8, a partir do versículo 31, a bíblia fala sobre a segurança da salvação em Cristo.

Esta palavra de hoje tem como objetivo responder as seguintes perguntas:

1) Quando estivermos no céu, vamos nos lembrar de coisas que vivemos aqui na terra?

Algumas pessoas pensam que não nos lembraremos de nada no céu, como se tivéssemos uma amnésia, por causa do que Deus disse através do profeta Isaías: "¹⁷ Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas." (Isaías 65.17).

Penso não ser razoável crer que não teremos a menor lembrança, pelo fato do que veremos daqui para frente.

2) Como será nosso sentimento ao ver que pessoas que amamos aqui, não estarão no céu conosco?

Alguns dizem que não nos lembraremos de nada, justamente para explicar esta pergunta, mas quando a bíblia diz que não haverá lembranças, refere-se ao fato de não termos mais sentimentos humanos como aqui neste mundo. Em outro momento Jesus falou sobre isso em Lucas 20.

"³⁵ mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. ³⁶ Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." (Lucas 20:35,36).

No céu, o ideal do apóstolo Paulo de ter o mesmo sentimento de Cristo (Filipenses 2.5), será concretizado, seremos semelhantes a Ele (1 João 3.2).

3) Qual critério será usado para recebermos galardão no céu?

É importante compreender, que nossa salvação é totalmente pela graça e misericórdia de Cristo, mas que Deus prometeu recompensa pelo trabalho que fazemos no reino de Deus, até mesmo um copo de água fria (Mateus 10.41,42). 

Segundo a doutrina escatológica que defendemos, os salvos receberão a recompensa logo após o arrebatamento, no julgamento chamado tribunal de Cristo (2 Coríntios 5.10).

"¹⁰ Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5.10).

Em 1 Coríntios 3.10-15, o apóstolo Paulo nos escreveu que nossa obra será lançada no fogo, Jesus disse que os que se vangloriam de coisas aqui no mundo, já recebem o galardão aqui (Mateus 6.1,2,5,16).

E afinal, como será o julgamento dos ímpios? Vemos em apocalipse, que o os que não temem a Deus serão julgados no Juízo Final, o momento da separação eterna de Deus.

Leia os textos de Mateus 25.31-34,41,46 e Apocalipse 20.11-15, para saber como acontecerá o julgamento final.

Se você ainda não tem Jesus como único Senhor e Salvador de sua vida, entregue agora mesmo sua vida à ele, para que sejas salvo da condenação eterna.

Assista a mensagem no Canal Ministério Rochedo no Youtube no link abaixo:




10/03/2024

Como será a segunda vinda de Cristo

Sabemos que Jesus voltará e estaremos com ele para sempre, mas afinal, como será este seu retorno à esta terra?

Vamos ler o que escreveu o apóstolo Paulo aos tessalonicenses: 

"¹³ Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. ¹⁴ Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. ¹⁵ Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. ¹⁶ Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; ¹⁷ depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. ¹⁸ Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (1 Tessalonicenses 4.13-18).

O mesmo apóstolo falou sobre a ressurreição dos mortos para o encontro com o Senhor:

"⁵⁰ Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. ⁵¹ Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, ⁵² num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. ⁵³ Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. ⁵⁴ E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. ⁵⁵ Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? ⁵⁶ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. ⁵⁷ Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. ⁵⁸ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1 Coríntios 15.50-58).

Precisamos entender como acontecerá a ressurreição dos que dormem no Senhor:

A palavra de Deus diz, que aqueles que já partiram para a eternidade "dormem no Senhor" (textos acima, João 11.11, Mateus 27.52), mas é importante entender, que isso não significa que eles estão dormindo aguardando o julgamento, mas é apenas para mostrar a diferença entre a morte do ímpio e do justo.

Os que morrem no Senhor estão aguardando o julgamento final, de forma consciente. Sabemos disso pela história do Rico e do Lázaro (Lucas 16.19-31), na abertura do quinto selo (Apocalipse 6.9-10), através do que Jesus falou com o homem na cruz (Lucas 23.43), dentre outros textos bíblicos.

Após volta do Senhor, estaremos com Cristo enquanto acontecerá nesta terra a Grande Tribulação, onde o chamado "homem do pecado" estará liderando esta terra (2 Tessalonicenses 2.1ss, Daniel 9.27, Apocalipse 13).

A Igreja não deve se preocupar, pois no momento que o Anticristo estiver governando esta terra, nós não estaremos aqui (Apocalipse 3.10).





03/03/2024

Jesus está voltando!

Todo cristão tem uma viva expectativa de que Jesus um dia virá buscá-lo, o apóstolo Paulo chamou este sentimento de “bendita esperança” (Tito 2.13).

Jesus mesmo prometeu aos seus discípulos quanto ainda estava aqui com eles: “voltarei e vos receberei para mim mesmo” (João 14.3).

Logo após sua ascensão aos céus, dois anjos, vieram imediatamente, reafirmar a mesma promessa dizendo que Ele voltaria da mesma forma que subiu: “Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.11).

Este fato era tão claro na mente dos discípulos, que ficavam perguntando a Jesus quais sinais Ele daria no tocante à sua vinda e final dos tempos. Mateus registrou no capítulo vinte e quatro, a interrogação dos discípulos, e a resposta do Senhor.

No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século” (Mateus 24.3).

Leia sobre os detalhes do que irá acontecer, em todo capítulo 24 de Mateus.

Falando sobre os eventos que aconteceriam, Jesus usou expressões como: “ainda não é o fim” (v. 6), “primeiras dores de parto” (v. 8 - NTLH),  e, “então virá o fim” (v. 14).

Quanto mais o tempo passa, fica mais claro entender que Jesus está voltando, pois a intensidade dos sinais está cada vez maior, e isso precisa nos tornar mais atentos ao fato de que este dia está chegando.

Prepare a sua vida e viva na expectativa de Jesus voltar a qualquer momento, Ele nos disse para vigiar, como um pai de família que guarda a sua casa do ladrão (Mateus 24.43).

Como se dará a sua vinda? Serão duas fazes distintas, primeiro Ele virá arrebatar a igreja, e sete anos depois Ele virá na terra com a igreja para reinar durante mil anos. Fique atento às mensagens dos próximos domingos onde vamos falar mais sobre o assunto. 

“VIVA HOJE, COMO SE JESUS VOLTASSE AINDA HOJE”

 Pr. Julio Teodorico








04/02/2024

O Reino Crescendo em Nós e Através de Nós



"⁶ Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus." (1 Coríntios 3.6)

Todo salvo por Jesus tem um chamado.

"² de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção" (Gênesis 12.2).

Deus conta com você para pregar o evangelho

Deus conta com você para interceder 

Deus conta com você para 





21/01/2024

Oração nas cartas apostólicas

O que temos a aprender sobre oração nas cartas escritas pelos apóstolos? Os homens que nos deixaram palavras inspiradas pelo Espírito Santo, nos ensinam sobre esta importante prática na vida cristã, a oração.

O apóstolo Paulo fala sobre oração em todas as suas cartas

Aos Romanos:

"¹² regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes" (Romanos 12.12)

"³⁰ Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor" (Romanos 15.30)

Aos Efésios:

"¹⁸ com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6.18)

Aos Filipenses:

"⁹ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção" (Filipenses 1.9)

Aos Colossenses:

"² Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. ³ Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; ⁴ para que eu o manifeste, como devo fazer. ⁵ Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. ⁶ A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4.2-6)

Aos Tessalonicenses:

"¹⁷ Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17)

Apóstolo Tiago:

"¹³ Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. ¹⁴ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. ¹⁵ E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. ¹⁶ Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5.13-16)

Seja humilde para que sua oração seja atendida:

"⁹ Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: ¹⁰ Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. ¹¹ O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; ¹² jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. ¹³ O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! ¹⁴ Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado." (Lucas 18.9-14)

Aprenda a relacionar-se com a família para que sua oração seja atendida:

"⁷ Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações." (1 Pedro 3.7)


Pr Julio Teodorico
Esboço da mensagem pregada em 21/01/23





14/01/2024

A Oração que Jesus nos ensinou

"De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11.1).

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8.26).

Jesus nos ensinou a oração do "Pai Nosso", não para que usemos palavras repetitivas, a intenção do nosso salvador, foi nos deixar uma oração modelo, para que oremos de maneira correta.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes e fundamentais para qualquer oração (Mateus 6.9-13). 

1) "Pai nosso, que estás nos céus"

Neste momento, Jesus nos ensina a ter um relacionamento de Pai e filho, com Deus. Uma proximidade verdadeira é o que devemos buscar no Senhor. Ele é um Deus que deseja ser íntimo como pai, e não alguém distante como um ser inacessível. 

2) "santificado seja o teu nome"

Adorar a Deus e reconhecer a sua grandeza faz parte da oração, e por mais que devemos enxergá-lo como pai, não podemos esquecer que Ele é o Senhor do universo e deve ser adorado por nós. 

"Santo" é uma expressão de adoração usada pelos Serafins que estão diante de Deus: 

"Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías 6.2,3)

3) "venha o teu reino"

Precisamos orar desejando sempre em primeiro lugar as coisas de Deus, inclusive Jesus falou sobre isso em Mateus 6.33 "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

4) "faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu"

Esta é a parte mais difícil de aceitar na oração de Jesus, algumas vezes não oramos segundo a vontade de Deus, e pra isso precisamos nos tornar parecidos com Ele afim de que oremos para ser atendidos.

"E esta é a confiança que temos para com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve" (1 João 5.14).

5) "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje"

É o clássico pedido para o sustento diário que devemos fazer. Lembre-se de que Deus é pai, e você pode contar com Ele em suas orações.

6) "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores"

Não podemos deixar de orar pedindo a Deus por misericórdia e perdão dos pecados. Podemos contar com as misericórdias do Senhor a partir do momento que reconhecemos que pecamos e necessitamos de sua graça. A bíblia nos ensina: 

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28.13).

7) "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal"

O mestre nos ensinou a pedir por livramento. Muitas vezes não conseguimos evitar a tentação, mas precisamos orar para não cair nela.

2) "pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém."

Neste fechamento, Jesus encerra novamente adorando a Deus. Nunca se esqueça de concluir sua oração adorando ao Senhor.

Saber orar é importante para que possamos nos conectar com o nosso Deus.








07/01/2024

Aprendendo a orar segundo a vontade de Deus

Você já se perguntou porque Deus não atende algumas orações?

De fato, o Senhor não atenderá toda nossa petição: 

1) O apóstolo Paulo é exemplo disso, quando pediu para que seu espinho na carne fosse tirado, o que não aconteceu (2 Coríntios 12.7-9).

2) Deus não consentiu com a vontade de Davi, quando não permitiu que este construísse o templo: "E me disse: Teu filho Salomão é quem edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai." (1 Crônicas 28.6)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus:

O apóstolo João escreveu:

"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. ‭"
(1João‬ ‭5:14‭-‬15‬)

Precisamos aprender a orar segundo a vontade de Deus.

A oração do "Pai Nosso" nos ensina 7 coisas importantes (Mateus 6.9-13).

1) Pai nosso, que estás nos céus, 
2) santificado seja o teu nome;
3) venha o teu reino; 
4) faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
5) o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
6) perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
7) e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal;
2) pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

1) Peça à Deus Sabedoria.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1.5)

a) Todos precisamos da sabedoria para lhe-dar com os desafios da vida.
b) A sabedoria nos faz aprender com erros, pra não errarmos sempre, mas quem não tem sabedoria, continua caindo nas mesmas atitudes.

2) Peça à Deus o sustento diário.

"⁷ Duas coisas te peço;
  não mas negues, antes que eu morra:
⁸ afasta de mim a falsidade e a mentira;
  não me dês nem a pobreza nem a riqueza;
  dá-me o pão que me for necessário;
⁹ para não suceder que, estando eu farto, te negue
  e diga: Quem é o Senhor?
  Ou que, empobrecido, venha a furtar
  e profane o nome de Deus."

(Provérbios 30.7-9)

a) Por que essa oração? Pois alguns de nós não conseguimos viver acima ou abaixo daqui que temos por hábito.
b) Ou farão o descrito pelo autor deste provérbio, ou serão arrogantes, presunçosos, soberbos, 
c) Da mesma forma que o Senhor não nos quer mendigando, Ele também não deseja a nossa queda na avareza.

3) Peça à Deus o Fruto do Espírito.

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5.22,23).

Todo cristão autêntico produz o fruto do Espírito, e orar neste sentido, significa dizer à Deus que desejamos ainda mais ser parecidos com Ele. Com certeza isso será de acordo com a sua vontade.

4) Peça à Deus um espírito quebrantado. 

"¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro
  e renova dentro de mim um espírito inabalável.
¹¹ Não me repulses da tua presença,
  nem me retires o teu Santo Espírito.
¹² Restitui-me a alegria da tua salvação
  e sustenta-me com um espírito voluntário."

(Salmos 51.10-12)

Ore como Davi, que sabia reconhecer suas fragilidades, e entendia quão Deus era misericordioso. A bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6)