17/12/2018

O Poder das Palavras

Jesus nos ensinou que as pessoas geralmente dizem aquilo que está dentro delas. “O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” E é isso que levará cada um de nós ao julgamento “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12:35-37).

Segundo Salomão, colhemos os resultados de nossas palavras. “O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:20,21).

Muitas vezes ficar calado é a melhor escolha. “Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido.” (Provérbios 17:28).

As discussões são, na verdade, frutos de nossas palavras mal faladas. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.” (Provérbios 15:1,2).

Ou falamos bênção ou maldição, não podemos ser incoerentes em nossas palavras. “Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.” (Tiago 3:10-12).

Quando somos vítimas de palavra mentirosas. “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora.” (Salmos 120:2).

O que sai dos lábios tem a capacidade de contaminar. “Nada há fora do homem que, entrando nele, possa contaminá-lo; mas o que sai do homem, isso é que o contamina.” (Marcos 7:15).

As palavras são tão poderosas que são capazes de nos dar amigos poderosos e importantes. “O que ama a pureza do coração, e que tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o rei.” (Provérbios 22:11).

Cuidado para não se envolver com pessoas que estão a fim de “compra a sua boca”. “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios.” (Provérbios 20:19).

Como deve ser a nossa oração: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios!” (Salmos 141:3).

Quem tem o coração cheio do Espírito Santo, tem coisas boas para falar aos outros. “O meu coração transborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é como a pena de um escritor hábil.” (Salmos 45:1).

Conclusão:
Façamos de nosso coração uma nascente de palavras boas.
Use seus lábios para falar bem de seus irmãos, abençoar seus filhos, animar os fracos, e levar paz a todos.
Vamos deixar as palavras de maldição de lado, e que de nossos lábios saiam apenas o que vier de Deus.

14/11/2018

Contaminação – 13 coisas que saem/nascem do homem

Neste vídeo o Pastor Julio Teodorico fala sobre a parábola que Jesus contou a todos que reclamaram que seus discípulos comiam sem lavar as mãos. Ensinando sobre a contaminação que brota no próprio homem, o mestre citou 13 males que são produzidos em cada indivíduo.
“E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:20-23)
Assista:


29/10/2018

A Irmandade na Igreja de Cristo. “Uns aos outros”

Todas as epístolas do novo testamento ensinam sobre o relacionamento entre os irmãos em Cristo, e nos explicam como deve o trato de misericórdia e compaixão que devemos ter uns com os outros. Leia os textos abaixo e veja como por várias vezes os apóstolos ensinaram sobre este tema de tamanha relevância.

“Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:1,2).

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” (Efésios 4:1,2).

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:9,10).

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:9,10).

“Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem.” (1 Coríntios 10:24).

“nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:3,4).

“Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:13,14).

“Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obras. Tende paz entre vós. Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:11-14).

“Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:12,13).

“Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.” (Tiago 5:16).

“Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1 Pedro 4:7-10).

20/08/2018

Você sabe o que é esquerda e direita no Brasil?

Com toda certeza você já ouviu falar sobre estes termos, afinal, estamos em campanha eleitoral e essa expressão está sendo usada com frequência, onde temos visto uma grande polarização neste sentido, temos ainda um grupo que se considera do "centrão".

Mas afinal, o que isso significa na prática? O que é direita e esquerda no Brasil.

Direita e Esquerda são termos que definem a opinião e posição dos partidos sobre determinados assuntos como por exemplo o aborto, a legalização das drogas, casamento homo afetivo, etc. Claro que pode acontecer que uma determinada pessoa concorde com a maioria e discorde em um ou outro ponto, em alguns países este conceito também pode mudar um pouco, mas no geral esta é a definição mais predominante no Brasil. 

O quadro abaixo mostra opinião sobre alguns assuntos polêmicos que divergem a sociedade.



E o cristão, como deve dar o seu voto? Deve se posicionar ou somos apenas cidadãos do céu? Política não é de Deus? O que você pensa sobre este assunto? Direita ou esquerda?
Muita gente vai ler esta publicação, deixe seu comentário abaixo.

16/08/2018

2.000 anos depois a mensagem continua a mesma?

Jesus inaugurou uma nova era na humanidade pregando o evangelho de boas novas, onde falava basicamente de três, reino de Deus, amor e fé. Após sua morte e ressurreição, foi para o céu mas deixou uma ordem aos seus discípulos que pregassem o mesmo evangelho às pessoas (Marcos 16.15-19).

No início, 12 homens receberam esta missão (Atos 1.13,24-26), mas os mesmos deveriam enviar outros e mais outros, até que a mensagem chegasse a todas as pessoas em todos os lugares do mundo (Atos 1.8).

Hoje o evangelho está sendo pregado em todos os lugares do mundo, mas vem a pergunta: dois mil anos depois, os pregadores do evangelho continuam pregando o que Jesus pregava? A mensagem de Cristo é de fato replicada? Estão fazendo o mesmo, ou inventando coisas que o Mestre jamais disse?

É indispensável que os pregadores e ouvintes da palavra se perguntem isso, pois se de um lado temos os que levam uma mensagem diferente de Cristo, por outro temos aqueles que não gostariam de ouvir o que de fato Jesus pregava. Temos os que ensinam como se existisse um novo evangelho, mas tamos também "ovelhas" que diante da mensagem verdadeira de Jesus diriam: - não é isso que eu esperava ouvir.

Vale a pena refletir sobre isso para que sejamos ouvintes de uma mensagem autêntica, e se você é um pregador precisa se questionar: se Jesus estivesse no meu lugar, é isso que Ele pregaria?


10/08/2018

Como foi o primeiro debate da corrida presidencial 2018


Vou deixar aqui a minha opinião sobre a importância de acompanhar o momento que está ocorrendo em nossa nação, mas antes vou apresentar algumas informações do que vi durante o debate na Band.

Na noite desta quinta-feira (08/08) a rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate com alguns candidatos a presidente do Brasil, teve início pontualmente às 22h e durou mais de 3h.

Pra mim, uma das surpresas do debate foi a participação do candidato Cabo Daciolo (Patriotas), cristão confesso, que por várias vezes citou a frase "para honra e glória do Senhor Jesus, Guilherme Boulos (PSOL) destacou a ausência do ex-presidente Lula (PT) que está preso em Curitiba, Marina Silva (REDE) elogiou Ciro Gomes num momento e disse que defende a maneira como a legislação atual trata o aborto mas se diz "disposta a discutir o tema com a população" Ciro Gomes (PDT) falou em tirar o nome de todas as pessoas do SPC, Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais atacado por quase todos e disse que o pior inimigo da segurança pública é a política de direitos humanos, Geraldo Alckimin (PSDB) manteve a maneira técnica de sempre falando muito sobre emprego, renda, déficit e defendeu a reforma trabalhista e da previdência, Álvaro Dias (Podemos) deu muita ênfase à Lava-jato e falou em refundação da república, Henrique Meireles (MDB) ressaltou o tempo em que esteve nos governos do PT e Michel Temer.

Não foram convidados para o debate os candidatos, João Goulart (PPL),  Eymael (DC), Lula (PT) preso em Curitiba, Vera Lúcia (PSTU). A ausência mais sentida foi a de João Amoedo do partido Novo, que gerou muitos protestos nas redes sociais e levou alguns manifestante à porta da emissora em São Paulo. 


É muito importante que todos acompanhe as propostas dos candidatos para votar com convicção, pois não votar ou se manter fora não vai resolver nada, pois eu votando ou não alguém será eleito, então melhor que isso aconteça com a nossa participação consciente.

Para o cristão é importante buscar alguém que tenha princípios de valores familiares e que defenda isso sem medo com coragem, e vejo apenas três candidatos que fazem isso abertamente. 

Infelizmente não temos um candidato perfeito, mas podemos buscar alguém que tenha uma postura mais coerente para que tenhamos uma sociedade menos perversa e mais conservadora no que diz respeito a valores cristãos e a ética.

02/08/2018

Milagres ainda acontecem?

Falar em milagre em nossa época causa várias opiniões, uns creem outros não.

Fiz um vídeo sobre o assunto, e devido a vários comentários, resolvi comentar novamente pois me preocupei com alguns pontos de vista. 

Veja nos vídeos abaixo a minha opinião sobre este assunto.

Vídeo 1


Vídeo 2


27/07/2018

Quem é Jesus pra você?

Julio Teodorico
Pastor do Ministério Rochedo, Conselheiro Lafaiete - MG.

Para cada pessoa Jesus representa alguém diferente, para alguns podemos compará-lo com algumas coisas ou situações. Se você pudesse me responder agora o que representa Jesus para você qual seria a sua resposta? O que é ou quem é Jesus é para você? Digo no sentido prático. Para te ajudar a me responder essa pergunta, é só pensar em quais momentos você recorre a Jesus.
Para alguns Jesus é como um psicólogo, alguém que se eu estiver deprimido ele está minha disposição para uma consulta gratuita, se eu precisar de um conselho ou alguém para me ouvir ele estará sempre disposto. Para outros Jesus é como um último recurso, eu trabalho com as minhas mãos, me sacrifico, faço a minha parte, e, se precisar, eu tenho Jesus para recorrer. Se precisar eu sei que posso contar com Jesus, no dia a dia eu mesmo tomo as minhas decisões, mas se precisar, sei onde tenho o recurso, faço tudo sozinho mas tenho Jesus como a cartada final um recurso, se for necessário.

Para outros, Jesus é como um seguro de automóvel ou seguro de vida você tem, mas não quer usar, se precisar eu estarei segurado, mas no dia a dia eu até me esqueço que tenho não faço questão alguma de estar preocupado com ele.

Alguns tem a Jesus como uma religião, todo final de semana vou prestar o meu culto, todos os domingos eu sei que tenho aquele compromisso com ele, afinal, pelo menos uma vez por semana eu preciso estar na minha igreja encontrar com Jesus. Não me custa dedicar duas horas por semana ao meu criador (lembrando que a semana tem 168 horas), não posso deixar de ser uma pessoa religiosa

Alguns consideram Jesus pai de seus filhos, não tem autoridade sobre os mesmos, então conduz os filhos a Jesus e jogo nele toda a responsabilidade pela trajetória de quem deveria cuidar e ensinar.


Mas você já parou para pensar como Jesus quer que você o considere? O que ele deseja ser para você? Aquele se propôs vir a este mundo para servir, o que se coloca como aquele que lava os nossos pés. Jesus muito mais do que tudo isso que eu já disse, muito mais que a consideração que as pessoas dão a Ele, Jesus é acima de tudo o Salvador, e além de socorro em momentos difíceis Ele deseja ser uma sua companhia diária. Não o tenha apenas como último recurso, não busque estar com ele apenas uma vez por semana, ele não é um Deus apenas para os seus filhos, ele deseja ser seu companheiro diário, ele está ao seu lado neste momento e cada decisão do seu dia, desde as menores até as grandes Jesus quer estar presente.

Você já falou com ele hoje? Permita que ele seja de fato o SENHOR da sua vida!

11/07/2018

Será que fazemos como Jesus?

Para sermos chamado “cristão”, devemos ter as mesmas atitudes do Cristo. Mas eu sempre me deparo com esta pergunta: Será que estamos fazendo como Jesus?

Imagem relacionadaVou deixar aqui apenas uma reflexão baseada em Marcos 2.15-17, onde diz que Jesus comia com os pecadores. Você pode perceber no texto, que as pessoas se admiravam com o fato de ele (Jesus) se relacionar com alguns tipos de pessoas. Os fariseus fizeram uma pergunta aos discípulos, “por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores?” O próprio Jesus ouvindo essa indagação, afirmou: “Os sãos não precisam de médico e sim os doentes, não vim chamar justos e sim pecadores”. Você pode observar que Jesus compara-se a um médico e os pecadores a doentes, afirmando que precisa, justamente, atender àqueles que estão enfermos.

O Mestre demonstrava tanto interesse em estar com os pecadores e aproximar-se deles, bem como aceitava quando estes vinham até ele. No caso de Levi, Jesus que o procurou para lhe oferecer a salvação.

A minha pergunta Inicial continua: Será que estamos fazendo como Jesus, deixando as pessoas do nosso convívio “santo”, para estar com aqueles que precisam de fato da salvação?

Jesus deseja que sejamos mais práticos e menos religiosos, mais diretos e menos ritualistas, afinal, precisamos cumprir o maior dos mandamentos que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.
Deus abençoe.

Julio Teodorico
Pastor do Ministério Rochedo

29/04/2018

O atleta e a vida cristã

Pastor Julio Teodorico

A bíblia usa de muitas comparações, parábolas, alegorias, dentre outras coisas para ensinar sobre a vida espiritual. Em 1 Coríntios 9.24-27, o apóstolo Paulo faz várias comparações entre a vida de um atleta e a vida cristã.

Veja aqui algumas comparações:

1) A primeira comparação feita pelo apóstolo é uma diferença clara, no esporte, apenas quem chega em primeiro lugar ganha o prêmio principal, mas na caminhada cristã o importante é chegar. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?" (v. 24).

2) A segunda comparação é a necessidade de correr para alcançar a vitória final. "Correi de tal maneira que o alcanceis" (v. 24).

3) "Todo atleta em tudo se domina" (v. 25), neste momento Paulo está falando da disciplina necessária para uma boa performance no esporte, assim como na vida cristã é preciso domínio próprio para vencer as obras da carne.

4) O apóstolo compara ainda o valor da recompensa. O atleta esportivo corre atrás de uma medalha que pode se deteriorar, ser roubada, esquecida, perder o valor, etc, mas a recompensa do cristão vai durar toda eternidade. "aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível" (v. 25).

5) "Assim corro também eu, não sem meta" (v. 26). A meta do atleta o faz ser disciplinado, treinar, ter uma alimentação adequada, ter uma meta é importante em qualquer área da vida, o cristão também precisa visualizar todos os dias o seu objetivo que é a salvação. A meta do crente é agradar o seu Senhor.

6) Todo esportista sabe quem é seu adversário, e geralmente investe-se muito tempo estudando as táticas do inimigo. O apóstolo fala também deste assunto: "assim luto, não como desferindo golpes no ar" (v. 26). Entendemos que precisamos conhecer as táticas de satanás para não lugar de qualquer maneira, mas usando as armas que Deus nos deu a disposição.

7) "esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão" (v. 27). Paulo sabia que se não "escravizasse" seu corpo em Cristo não conseguiria vencer, assim como o atleta que dedica a maioria de ser tempo com sacrifícios físicos para alcançar resultados desejados. Da mesma maneira que quem não se dedica por inteiro não alcança o objetivo no esporte, na vida cristã quem não vive completamente pra Deus é desqualificado "para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" (v. 27).

Viva uma vida de maneira que você possa alcançar o resultado maior da vida cristã que é a salvação. Deus te abençoe.

Abaixo as imagens usados no slide no culto deste domingo.







11/04/2018

Jesus na minha casa

Resultado de imagem para jesus na casa de ZaqueuVamos ver hoje a história de um homem que recebeu Jesus em sua casa. Por ser cobrador de impostos e rico, era considerado pela sociedade um pecador, quando soube que o Senhor Jesus estava passando na sua cidade, quis encontrar-se com o mestre, não poderia perder aquela oportunidade. Que esta mensagem encontre lugar em nossos corações.

OBJETIVO DE HOJE: Entender a importância de receber Jesus em nosso Lar.

LUCAS 19.1-10.

1) VEMOS A INICIATIVA DE ALGUÉM PARA ENCONTRAR-SE COM JESUS.

“Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, procurava ver quem era Jesus” (V.1). Zaqueu já tinha ouvido falar de Jesus, porém, ouvir falar não é o mesmo que conhecer. Muitas pessoas sabem da existência de um grande Deus, mas infelizmente não sabem nada sobre ele e seus ensinos. Por isso a atitude de Zaqueu foi tão importante.

2) NÃO SE IMPORTOU COM AS DIFICULDADES, ANTES LUTOU PARA SUPERÁ-LA.

“mas não podia [ver Jesus], por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu nua figueira brava a fim de ver Jesus, porque ele havia de passar por ali” (v. 3 e 4). A pequena estatura de Zaqueu, não foi motivo para que ele desistisse de encontrar com Jesus. Aprendemos aqui, que quando alguém está realmente disposto não olha para as dificuldades, mas vai atrás do seu objetivo.

3) JESUS RECONHECEU O INTERESSE DE ZAQUEU E QUIS IR EM SUA CASA.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: — Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa” (V. 5). Ao perceber a iniciativa do publicano, Jesus se ofereceu para ir em sua casa, assim como ele deseja fazer com todos, ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

4) ZAQUEU RECEBEU JESUS COM ALEGRIA.

“Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria” (V. 6). Assim como você está fazendo hoje, Zaqueu também recebeu Jesus no seu lar. O fato deste homem ter recebido Jesus com alegria nos mostra que ele não apenas recebeu-o na sua casa física, mas também na casa espiritual. Zaqueu deu a melhor recepção possível para Jesus, recebeu-o no seu coração.

5) ZAQUEU ERA SEMPRE JULGADO PELAS PESSOAS.

“Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Jesus tinha se hospedado com um homem pecador.” (v. 7). Observe que as pessoas achavam que Zaqueu não era digno de receber a visita de Jesus. Infelizmente muitos são os que estão prontos a julgar achando que são melhores do que os outros. Mas o Senhor não olha a condição para entrar em nosso lar.

6) O ENCONTRO COM JESUS PODE NOS FAZER PESSOAS MELHORES.

“Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais.” (v. 8). Percebemos que o encontro com Jesus provocou em Zaqueu uma transformação de vida, ele passou a agir diferente e ter atitude que demonstrava seu encontro com o mestre.

7) JESUS FALA QUAL A SUA PRINCIPAL MISSÃO.

“Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (v. 10). Poucas pessoas sabem, de fato, o que Jesus veio fazer aqui neste mundo. Nesta célebre frase ele mesmo explicou, que diante de tantas coisas que as pessoas pensam, ele veio para o que é mais importante: buscar e salvar o perdido.

CONCLUSÃO:

Zaqueu não se importou com as críticas que recebeu e com o que as pessoas pensavam a seu respeito. Tomou a iniciativa de chegar perto de Jesus e de fazer um compromisso com ele. Podemos perceber o quanto muda a vida e o lar de quem recebe Jesus em sua casa, a transformação na família e na vida de Zaqueu ficou clara para toda a sociedade.

Oração final – Oremos para o Senhor Jesus esteja habitando em nossa casa todos os dias não sendo apenas uma visita, mas que de fato ele venha fazer morada em nossos corações. Se você deseja que Cristo viva no seu lar e faça tudo diferente, repita esta oração de maneira sincera:
“Senhor Deus, quero que a partir de hoje, estejas morando no meu lar e tomando conta da minha vida, transforme minha casa, direcione os meus passos. Recebo hoje o Senhor Jesus como Senhor e Salvador da minha vida. Que a partir deste momento o Espírito Santo passe a morar no meu coração. Faço esta oração em nome de Jesus. Amém!

28/03/2018

Ouvindo a Palavra

Resultado de imagem para pedro e cornélioHoje vamos aprender com o exemplo da vida de um homem chamado Cornélio. Ele era um homem religioso e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus (Atos 2.1,2).

Leitura: ATOS 10.19-27.

1) CORNÉLIO MANDOU CHAMAR O HOMEM DE DEUS NA SUA CASA.
“Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro” (Atos 10.5). Um anjo apareceu para Cornélio durante uma visão, o mandou que este solicitasse a presença do apóstolo Pedro na sua casa, e assim ele o fez, enviando seus servos para outra cidade em busca do homem de Deus.

2) AGUARDANDO A VISITA DO HOMEM DE DEUS.
“No dia imediato, [Pedro] entrou em Cesareia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos” (v. 24). Enquanto aguardava a chegada do apóstolo, Cornélio convidou e reuniu parentes a amigos em sua casa, para que todos também pudessem ter a mesma oportunidade de ouvir falar do evangelho. Tão importante quanto ouvir, é oferecer também a outros esta mesma oportunidade.

3) APESAR DE SER UM HOMEM CARIDOSO CORNÉLIO AINDA NÃO CONHECIA A DEUS.
“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem” (v. 25,26). Por isso é que Cornélio precisava ouvir e conhecer a Deus. Ele era bem-intencionado, mas ter boa intenção não é suficiente, é preciso servir a Deus da maneira correta. O fato dele prostrar-se diante de Pedro, mostra que ele realmente precisava conhecer mais sobre a Palavra.

4) DISPOSTOS A OUVIR TUDO.
“Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor” (v. 33). Como você pode observar, Cornélio estava disposto a ouvir e aprender tudo aquilo que fosse ensinado pelo apóstolo. Uma das coisas que mais influenciam em nosso aprendizado é estar a prontidão em ouvir os mandamentos de Deus.

5) DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS.
“Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável” (v. 34,35). Todo aquele que teme ao Senhor e busca conhece-lo, é facilmente aceito por ele, pois Deus não faz diferença entre as pessoas.

6) CORNÉLIO E SUA FAMÍLIA RECEBERAM O ESPÍRITO SANTO.
“Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (v. 44). Cornélio, seus amigos e sua família receberam o Espírito Santo, que é aquele que ajuda o cristão em sua caminhada diária. Ele é a companhia de todos que recebem a Jesus como seu salvador.

7) TODOS FORAM BATIZADOS.
“E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias” (v. 48). O próximo passo de quem crê e confessa Jesus é o batismo, e assim fizeram todos que estavam ali, cumprindo o mandamento do Senhor: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).

CONCLUSÃO:
Aprendemos que Cornélio era um homem que tinha muito temor de Deus, porém não o conhecia, mas que quando alguém quer O conhecer faz a sua parte buscando ouvir com o coração aberto a sua Palavra. Não somente Cornélio recebeu a salvação, mas também todos que ele convidou para estar ali presente ouvindo o evangelho.

Oração final – Neste momento façamos uma oração para que Deus derrame o Espírito Santo sobre todos nós, para nos fortalecer na caminhada cristã e que possamos perseverar até o fim. Apresentemos também cada um o seu pedido para que oremos uns pelos outros.

12/03/2018

As bênçãos me alcançarão


Resultado de imagem para as bênçãos me alcançarão
Deuteronômio 28.2 – “Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

·         Deus sempre colocou o “dar a suas bênçãos”, atrelado a condição de abençoar o seu povo.

1 - O Cristão precisa entender que ele não corre atrás de bênçãos, pois se a nossa vida está nas mãos de Deus Ele mesmo cuida.

2 - Jesus disse em Marcos 16.17: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem”.

3 - Jesus ensinou ainda em Mateus 6.33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Eis 3 maneiras diferentes de Deus abençoar.

1º) Existem bênçãos que recebemos de Deus que são 100% milagre.

Ø  Todos os dias para os israelitas recebiam maná de céu (Êxodo 16.35).

Ø  A ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-17).

Ø  A vitória que Deus deu no tempo do Rei Josafá (2 Crônicas 20.17).

2º) Atitudes que cooperam com milagres
Ø  Na vitória de Davi sobre Golias vemos Deus trabalhar com a habilidade do jovem guerreiro, cajado, pedras, alforje e a funda (1 Samuel 17.40).
Em 1 Samuel 17.45: “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
Ø  A multiplicação dos peixes e pães, partiu de uma pequena quantidade que alguém levou para Jesus. João 6.9: “Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?

Ø  A multiplicação do azeite da viúva, aconteceu a partir de um pouco que ela tinha em casa.
2 Reis 4.2: “Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.”

Ø  Antes da ressurreição de Lázaro tiveram que tirar a pedra (João 11.39)

3º) Algumas bênçãos nos alcançam quando apenas seguimos uma orientação de Deus, sem a necessidade de um milagre.

Ø  O livramento de Noé e sua família não foi um milagre, foi consequência a uma obediência (Gênesis 7.1ss)

Ø  A bênção da semeadura não depende de um milagre, mas de uma boa plantação.

Gálatas 6.6-10:6Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”

Conclusão:

Isaías 64.4:
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.”

08/03/2018

Bolsonaro lança campanha com oração e cita Israel como exemplo para o Brasil

Seu novo partido, o PSL, agora se define como "o único de direita". Fonte: Gospel Prime.


Bolsonaro lança campanha com oração e cita Israel como exemplo
A filiação do deputado Jair Bolsonaro ao PSL no anexo 2 da Câmara dos Deputado na noite deste quarta (7) foi muito concorrida. Na prática, acabou sendo o lançamento de sua plataforma na corrida pela presidência da República.
Mais de 200 pessoas lotaram o espaço, com uma longa fila aguardando do lado de fora. Ao seu lado, diversos parlamentares que estão migrando para a nova sigla com ele. Todos fizeram discursos no mesmo tom, falando em resgatar o Brasil, combater a corrupção e lutar pelos valores da família. O PSL foi apresentado como “o único partido de direita” do país.
O senador Magno Malta (PR/ES) foi um do mais contundentes em sua fala, apontando para Bolsonaro como a única esperança política para o país no momento.
Assim que fez uso do microfone, Bolsonaro pediu a todos que fizessem silêncio pois seria feita uma oração. Convidado a realizar o momento devocional, o senador Malta citou texto registrado no livro de Juízes 9.7-15, conhecida como “a parábola de Jotão”. Destacou que o Brasil viveu seu momento de ser governado pelo espinheiro de onde saía fogo (13 anos de PT), mas que era a hora de uma nova história.
Magno Malta fazendo seu discurso
Em seguida fez uma oração intercessória pelo país, puxando na sequência um “Pai nosso”, sendo acompanhado por todos os presentes.
Ato contínuo, foi cantado o hino nacional antes que o pré-candidato fizesse seu discurso. Ele abriu usando Israel como um modelo a ser seguido. A única democracia no Oriente Médio, cercado de ditaduras por todos os lados, conseguiu se desenvolver mesmo sendo majoritariamente desértico. Com uso de tecnologia e estímulo à educação, para Bolsonaro, Israel é uma das nações com quem o Brasil deveria se aproximar.
Citou sua visita ao Estado judeu, em 2016, contando um pouco do que viu por lá e sobre como um intercâmbio beneficiaria os dois países. Em seguida, apontou os Estados Unidos, sob a administração Trump, e o Japão, país que visitou recentemente, como outros bons modelos.
Ao mesmo tempo, contrastou com as opções de política externa feitas pelo Partido dos Trabalhadores, lembrando que Lula e Dilma apoiaram abertamente e até financiaram os regimes de Maduro na Venezuela e dos irmãos Castro em Cuba.
Muito aplaudido por todos os presentes, o pré-candidato pelo PSL falou sobre seu desejo que o país resgate os valores da família, combata a ideologia de gênero e todas as pautas que foram impostas pela esquerda. Em um momento de expressão patriótica, apanhou uma bandeira do Brasil que estava sobre a mesa e disse que a única maneira de ela ficar vermelha seria com o seu sangue.
O deputado citou várias de suas propostas, garantiu que já possui um plano de governo constituído e pediu que os brasileiros votassem em candidatos com bandeiras conservadoras para que o Brasil possa reverter muitas das leis que prejudicam quem possui “valores”.
Enfatizou que honestidade era a obrigação dos políticos e deixou claro que o brasileiro precisa escolher muito bem em quem irá voltar por que o Brasil precisa de um Congresso e um Senado com forte representação dos conservadores.
Finalizou com seu conhecido slogan: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

05/03/2018

Alegria, esperança, paciência e perseverança


Alguns ensinamentos bíblicos são mais do que simplesmente mandamento, são na verdade conselhos importantíssimos para a nossa vida espiritual e cotidiana. Aos Romanos o apóstolo Paulo escreveu: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração” (Romanos 12:12). Perceba que o versículo fala de quatro coisas básicas: 1) Alegria, 2) Esperança, 3) Paciência e 4) Perseverança.

Resultado de imagem para alegrai-vos na esperança sede pacientes na tribulaçãoAlegrar-se na esperança significa ter uma expectativa maior do que as aflições deste mundo, é ter fé a ponto de não permitir que a tristeza tome conta de seu coração, é olhar mais para a esperança do que para a dificuldade. Esperança é crer que existe uma saída para os momentos difíceis. Devemos lembrar que a maior esperança que Deus nos deixou foi a que um dia seus filhos estarão livres de todo sofrimento deste mundo.

Ser paciente na tribulação é confiar em Deus até que este entre com recurso, sabendo que Ele tem o momento certo de agir. O Salmista escreveu: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40.1). Jó também ficou conhecido como um homem paciente e nos serve de exemplo: “Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tiago 5.11).

Sobre perseverar na oração Jesus contou a parábola da viúva pobre, ensinando que se um homem injusto atendeu uma mulher pela sua insistência, quanto mais o nosso Pai que está nos céus (Lucas 18.1-8).

Alegria, esperança, paciência e perseverança na oração, são quatro sentimentos e atitudes que jamais podem faltar a qualquer pessoa que estiver em momento difícil. Confie no Senhor, pois Ele cuida dos seus filhos!

Pastor Julio Teodorico

24/02/2018

Embaixada dos EUA em Jerusalém pode ser inaugurada nos 70 anos de Israel

Judeus e evangélicos poderiam pagar por novo prédio

Fonte: Gospel Prime
A embaixada dos Estados Unidos poderá ser aberta em Jerusalém no dia 14 de maio, data que o Estado moderno Israel completa 70 anos.

Funcionários do alto escalão dos EUA disseram anteriormente que a mudança de Tel Aviv para Jerusalém após o reconhecimento anunciado pelo presidente Donald Trump poderia demorar muitos meses e talvez anos.
Na sexta-feira passada quatro autoridades norte-americanas disseram à agência The Associated Press que a administração Trump havia recebido uma oferta do mega-doador republicano Sheldon Adelson, para cobrir os custos de pelo menos parte da nova embaixada.
Os advogados do Departamento de Estado estão avaliando a legalidade de aceitar doações privadas para cobrir os custos da embaixada, disseram os funcionários do governo.
Na quinta-feira, o secretário de Estado Rex Tillerson terminou a revisão do plano de segurança que permitiria mudar a embaixada de Tel Aviv para o consulado que já existe em Jerusalém e estaria passando por reformas.
Segundo o Times of Israel, o governo Trump estaria considerando a possibilidade de aceitar contribuições não só de Adelson, mas também de outros doadores da comunidade evangélica. O custo total da embaixada, seguindo o rígido protocolo de segurança americano, pode chegar a casa das centenas de milhões de dólares
Oposicionistas já criticam a possibilidade de permitir que cidadãos comuns cubram os custos de um prédio oficial do governo. No caso de ser em Jerusalém, acrescentaria mais controvérsia à decisão de Trump em mudar a embaixada, contrariando recomendações da ONU.
O assunto é recorrente em Washington. No mês passado, o vice-presidente Mike Pence anunciou durante sua visita a Israel que a embaixada mudaria até o final de 2019; possivelmente antes. O embaixador dos EUA em Israel David Friedman defendeu a mudança “o mais rápido possível”.
Os EUA já teriam autorizado um estudo para abrir, em caráter temporário, a embaixada no consulado que funciona no bairro de Arnona, onde são tratados assuntos consulares como passaportes e vistos. Inicialmente, seriam abertos escritórios naquele espaço para acomodar Friedman e um ou dois assessores principais, como seu chefe de gabinete. Enquanto isso, o prédio definitivo da embaixada seria construído.
Isso permitiria ao governo Trump considerar o prédio sua “embaixada”, ainda que com funcionamento parcial. À medida que a reforma fosse sendo concluída, os demais funcionários sairiam de Tel Aviv e se acomodariam nos novos espaços no prédio em Jerusalém.
A inauguração poderia ser no Dia da Independência de Israel, Yom Ha’atzmaut. Como Israel segue o antigo calendário lunar as datas variam a cada ano. A independência de Israel foi oficializada no dia 5 do mês de Iyar de 5708. O calendário ocidental marcava 14 de maio de 1948, mas este ano recairia em 18 de abril, segundo o calendário judeu. Mesmo assim, as festividades oficiais ocorrerão a partir de maio. Com informações de The Times of Israel 

Mais Vistas Este Mês

Pesquisar neste blog...